Integrantes do curso de Fisioterapia (Foto: Dante Rodrigues)

Os cursos de Educação Física e Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participaram na última sexta-feira, 28 de setembro, de uma ação na Praça de Esportes que marcou o Dia de luta da Pessoa com Deficiência no município.

Com o tema “A inclusão social sob todas as formas”, o evento organizado pela Prefeitura de Governador Valadares contou ainda com diversas instituições e entidades de atendimento a pessoas com deficiência, órgãos públicos governamentais e de segurança, e outras instituições de ensino superior.

O curso de Fisioterapia da UFJF-GV esteve representado por estudantes da disciplina Estágio I e pelo projeto de extensão FisioEduca, coordenado pelo professor Peterson Andrade. “Precisamos atender a legislação relacionada aos direitos das pessoas com deficiências e ao mesmo tempo cumprir o papel social da universidade de formar profissionais engajados com as demandas das instituições e sociedade”, explicou Peterson ao se referir à Lei Nº 13.1462/2015 que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência destinado a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

Além de promover atividades físicas e de interação junto às pessoas com deficiência presentes no evento, o curso de Fisioterapia, através do Projeto FisioEduca, desenvolveu vídeos com orientações em relação às pessoas com deficiência física, intelectual ou auditiva. Confira aqui.

“Orientamos a população com diferentes estratégias pedagógicas e a equipe do CEAD (Centro de Educação a Distância da UFJF) tem nos oferecido um apoio muito importante para o desenvolvimento de ações educativas com a população, profissionais e gestores públicos de saúde. Temos exercido a missão da universidade pública de contribuir para a sociedade com ações baseadas na ciência, tecnologia e inovação”, destacou Peterson. Além do CEAD, a criação do material contou com a contribuição da Superintendência Regional de Saúde da Região Leste de Minas Gerais (SRS/GV/SES/MG) e da equipe do Centro Especializado em Reabilitação de Diamantina.

Integrantes do curso de Educação Física (Foto: Dante Rodrigues)

Para a discente do 9º período do curso de Fisioterapia, Débora Cristina Sales Ribeiro, as atividades de integração do curso com a comunidade favorecem também a formação dos estudantes. “A gente consegue atuar mais de forma prática no meio social, contribuindo não só com a sociedade, mas também para nosso aprendizado como futuros profissionais da área. É um prazer, a gente fica muito honrado e feliz”.

O curso de Educação Física, por sua vez, participou do evento através dos projetos de extensão Bocha Paralímpica, voltado para cadeirantes; e Goalball, para pessoas com deficiência visual. Ambos os projetos são coordenados pelo professor Flávio Camilo. “Nós atendemos aqui na Praça de Esportes toda terça, quarta e quinta. É uma oportunidade ímpar para que essas pessoas possam participar de atividades que trazem uma série de benefícios”. Para conhecer um pouco mais dos projetos acesse o perfil no instagram disponível aqui.