O Núcleo de Mediação da Universidade Federal de Juiz de Fora reforça o papel extensionista da Instituição junto à comunidade de Governador Valadares. A iniciativa da UFJF-GV prevê mediação extrajudicial de conflitos à população, assessoria jurídica e orientação para situações como divórcios, conflitos de família e vizinhança, entre outros. Todos os serviços são gratuitos.
A mediação extrajudicial é um processo em que ambas as partes chegam a um acordo voluntário e colaborativo, com a ajuda de uma terceira pessoa – o mediador. A alternativa busca a solução de dilemas e disputas legais, sem contato direto com a justiça, evitando, assim, a burocracia do Poder Judiciário. Além de gerar resultados que atendam expectativas de ambas as partes envolvidas, de forma pacífica e integrativa, a mediação é mais rápida, econômica e acessível, quando comparada a um processo tradicional.
Os trabalhos do Núcleo de Mediação são realizados por docentes da Universidade, com apoio de estagiários-extensionistas. A equipe atua em situações como divórcios, definições de guarda e pensão alimentícia, conflitos de família, conflitos de vizinhança, e orientação de direitos.
Para solicitar o apoio do Núcleo de Mediação, basta agendar a triagem pelo whatsapp (33) 3301-1009, ou pelo telefone (33) 3301-1000. O Núcleo de Mediação atende, também, pelo e-mail nm.npjufjfgv@gmail.com e pessoalmente, nas instalações do Núcleo de Práticas Jurídicas da UFJF-GV.
O atendimento presencial acontece de segunda a sexta, das 13h30 às 15h30, na Rua Eurito Orlando Bonesi, 55, bairro Morada do Acampamento, em Governador Valadares.