Apresentação do curso de Medicina (Foto: Dante Rodrigues)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participou no último sábado, 2, da 8ª edição da Mostra de Profissões promovida pelo Colégio Ibituruna. Estudantes e professores da universidade apresentaram ao público, por meio de estandes, palestras e oficinas, um pouco sobre os cursos de graduação oferecidos pelo campus e sobre a rotina profissional nas diversas áreas de formação.

Na opinião da professora e gerente de graduação da UFJF-GV, Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro, a edição atual contou com um público ainda maior formado por estudantes não só do Ibituruna, mas também de outros colégios da região. “A cada ano a Mostra tem ficado maior, com estudantes de vários colégios. As oficinas dos cursos da UFJF-GV ficaram mais cheias, nunca tivemos tantas inscrições. Foi extremamente proveitoso e esperamos continuar essa parceria, até para ajudarmos aqueles estudantes que ainda não sabem qual profissão seguir”.

Professora do Colégio Ibituruna e uma das organizadoras do evento, Jaqueline Dayrell Alvarenga Dias celebrou a ampla presença de representantes de colégios e universidades de Governador Valadares em um único espaço. “Esse evento certamente propicia aos alunos conhecer expectativas de mercado, áreas de atuação e com base nisso fazer a escolha que considerar ideal sobre qual profissão seguir”.

Neste sentido, a participação da UFJF-GV no evento é fundamental de acordo com o coordenador do curso pré-vestibular do Colégio Ibituruna, Hudson Roati. “É importante entender que muitos alunos de nossa cidade, sobretudo da rede pública, não possuem conhecimento da dimensão da UFJF, de tudo que ela oferece, das possibilidades de ingresso, bem como do sistema de apoio aos alunos com alguma vulnerabilidade. Então a presença da UFJF é importante para que a sociedade valadarense tenha consciência da relevância acadêmica e social desta instituição”.

Clarice e Mariane estão de olho em uma vaga na UFJF através do PISM (Foto: Dante Rodrigues)

O eventou possibilita ainda a troca de informações e experiências entre estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior. E foi justamente essa interação que agradou a adolescente Clarice de Oliveira Santos, de 16 anos, estudante do Colégio Barros Oliveira. “Adorei a Mostra, vim conhecer um pouco mais do curso de Direito e fiquei muito feliz com as informações que obtive com meus futuros colegas”, destacou a estudante que já participou do Módulo I do PISM visando uma vaga na UFJF-GV.

Aluna da Escola Estadual Diocesano, Mariane Sofia Severino de Freitas também está de olho em uma vaga na UFJF através do PISM. A adolescente de 16 anos conheceu os cursos do campus GV, mas explicou que deseja fazer psicologia em Juiz de Fora. “As universidades federais possuem uma ótima avaliação, então estou disposta a morar em outra cidade para fazer psicologia”.

Clique aqui e confira as fotos da 8ª Mostra de Profissões do Colégio Ibituruna.