Mesa presidida pela Pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra (Foto: Dante Rodrigues)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou na manhã desta quinta-feira, 31, a primeira reunião do Fórum Permanente de Prefeitos e de Prefeitas de Governador Valadares e região. O encontro foi organizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), no auditório do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com o objetivo de fortalecer a abrangência de atuação da UFJF nos seus territórios de influência, por meio do desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação em colaboração com as prefeituras dos municípios do Vale do Rio Doce e do leste mineiro, estabelecendo, assim, parcerias estratégicas para o desenvolvimento de políticas públicas.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, é importante para a UFJF estar conectada com os municípios do Vale do Rio Doce e, desta forma, fomentar o desenvolvimento regional através do campus GV. “Este Fórum Permanente significa um espaço de troca de ideias, para que a gente faça da universidade um importante ator social, uma universidade que chega aos municípios e escuta os seus agentes políticos para que possamos auxiliar na construção de condições na melhoria da vida das pessoas”.

Reitor da UFJF, Marcus David, em fala durante abertura do evento (Foto: Dante Rodrigues)

Além da professora Ana Lívia, o reitor Marcus David, a vice-reitora Girlene Alves, o diretor-geral da UFJF-GV Ângelo Denadai, e demais integrantes da comunidade acadêmica dos campi sede e avançado, apresentaram um pouco da história de quase 11 anos do campus GV, números e frentes de atuação da universidade aos gestores municipais, para que os mesmos pudessem reconhecer as possibilidades da realização de projetos em colaboração com a universidade.

“Estamos aqui para estabelecer parcerias com as lideranças políticas dos municípios e desta forma cumprir o nosso papel através da extensão universitária, saindo de nossos muros, e nos aproximando da comunidade. Mas cabe ressaltar que, ao sair de nossos muros, a universidade não tem nenhuma arrogância de achar que é ela que vai levar o conhecimento. Pelo contrário, nós temos a consciência de que a aproximação com a comunidade nos possibilita trazer conhecimento para dentro da universidade. Nós queremos atender e entender a realidade da população dos municípios que são governados pelos senhores”, explicou o reitor Marcus David.

Raimundo Penaforte é prefeito de Itanhomi e presidente da Ardoce (Foto: Dante Rodrigues)

Um dos gestores municipais presentes no evento foi o prefeito de Itanhomi, Raimundo Francisco Penaforte, que também participou da reunião como presidente Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce). Para Penaforte, o intercâmbio entre universidade e municípios é fundamental para a região. “Acreditamos que a universidade através de suas ações de extensão pode ajudar nossos municípios a melhorar diferentes indicadores, aumentar a geração de empreço e renda. Em Itanhomi, por exemplo, queremos criar um distrito industrial e a universidade pode nos ajudar neste projeto”.

Os gestores municipais também tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas junto aos representantes da UFJF. Foi o caso da Secretária Municipal de Educação de Mantena, Eliane Lourindo Alves, que cobrou maior divulgação do PISM junto aos estudantes de ensino médio da cidade. “Infelizmente percebo um desconhecimento muito grande de nossos alunos em relação a esta importante ferramenta de ingresso na universidade. Acho que a universidade deveria fazer uma visita ao nosso colégio estadual para divulgar o PISM”.

O evento contou ainda com a participação dos prefeitos de Alpercata, Rafael França; de Capitão Andrade, Aroldo Miranda da Silva; de Galiléia, Juarez da Silva Lima; do deputado federal Leonardo Monteiro; bem como de secretários e vereadores de municípios da região.