O Programa de Pós–Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) da Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF) recebe a visita da professora da Universidade do Novo México (EUA), Sharon Nepstad, entre os dias 31 de agosto e 11 de setembro. O encontro faz parte do Programa Anpocs-Fulbright (PAF), que visa trazer docentes estrangeiros para participar de programas de pós-graduação no Brasil, sendo a UFJF uma das dez instituições selecionadas. 

Além de quatro minicursos, Sharon Nepstad, da Universidade do Novo México, ministra aula inaugural do Programa de Pós-Graduação (Foto: Divulgação)

Durante sua estadia, a pesquisadora realiza quatro minicursos para a comunidade do PPGCSO sobre escrita e trabalho acadêmicos, divulgação científica e publicação de livros, além de conversas com estudantes e docentes sobre organização institucional e estratégias de melhoria. Além disso, a professora participa da aula inaugural do curso, marcando o início do semestre letivo. Todas as atividades são gratuitas.

Para o coordenador do Programa, João Dulci, a visita é um momento oportuno para abrir um canal de intercâmbio entre a Universidade do Novo México e a UFJF, especificamente via PPGCSO. “Serão dias de muito trabalho, mas ao final a professora Nepstad nos oferecerá também suas impressões sobre estrutura organizacional e estratégias de trabalho. Ou seja, todas ferramentas que auxiliarão demais em nossos voos futuros.”

A aula inaugural é aberta à comunidade acadêmica e tem como tema How social movements influence public opinion on political violence: attitude shifts in the wake of the George Floyd protests” (Como os movimentos sociais influenciam a opinião pública sobre a violência política: mudanças de atitude após os protestos de George Floyd), com tradução simultânea. O evento acontece dia 5 de setembro, às 17h30, no Auditório 2 do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Para participar, é necessário efetuar a inscrição por meio de formulário on-line

Já os Workshops são direcionados para os alunos do PPGCSO e acontecem nos dias 4 e 6 de setembro, com sessões das 9h às 11h e das 14h às 16h, respectivamente. Além disso, um minicurso sobre questões teóricas e metodológicas nos estudos dos movimentos sociais acontece em 5 de setembro, das 9h às 12h. Interessados devem se inscrever via formulário on-line específico. 

Programação completa
4 de setembro:
– Workshop 1 – “Developing Productive Writing Habits’ (Desenvolvendo hábitos de escrita produtiva) – 9h às 11h

– Workshop 2 – “The ‘nuts and bolts’ of writing a scholarly article” (As “porcas e parafusos” de escrever um artigo acadêmico) – 14h às 16h

5 de setembro:
– Minicurso com o tema “Theoretical and methodological issues in the study of social movements, protests and resistance” (Questões teóricas e metodológicas no estudo dos movimentos sociais, protestos e resistência) – 9h às 12h

– Aula Inaugural com a professora Sharon Erickson Nepstad, da Universidade do Novo México (EUA) – Tema How social movements influence public opinion on political violence: attitude shifts in the wake of the George Floyd protests” (Como os movimentos sociais influenciam a opinião pública sobre a violência política: mudanças de atitude após os protestos de George Floyd) – 17h30, Auditório 2 do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

6 de setembro:
– Workshop 3 – “The ‘nuts and bolts’ of publishing an article” (As “porcas e parafusos” da publicação de um artigo) – 9h às 11h

– Workshop 4: “Book publishing” (Publicação de livros) – 14h às 16h 

Outras informações
ppgcso@ufjf.br