Termina nesta terça, 22, o prazo de inscrições para o “2º Colóquio Sartre e Nietzsche Além do Tempo – Conversas sobre Moral e Memória”. O evento, em formato on-line, conta com atividades entre quarta-feira, 23, e sexta, 25. O canal Filosofia da Silva, no YouTube, transmite as mesas de comunicações e conferências. A participação é gratuita e aberta à comunidade. Interessados em participar devem preencher formulário eletrônico.
O encontro é organizado pelo “Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Existencialismo (Gef)”, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A inscrição pelo formulário é necessária para o participante receber certificado, concedido a quem assistir a pelo menos 75% das atividades.
A intenção dos organizadores é promover um debate sobre questões em torno de moral, memória e temas afins, a partir dos pensamentos de Jean-Paul Sartre e Friedrich Nietzsche. Além disso, a promessa é relacionar as discussões com as ideias de outros pensadores, seja sob a forma de proximidade teórica ou de crítica. Entre os filósofos que também têm suas obras analisadas no colóquio estão Martin Heidegger, Michel Foucault, Simone de Beauvoir e Maurice Merleau-Ponty. O objetivo é pensar como Sartre, Nietzsche e seus interlocutores se ocupam das questões morais e suas consequências para a existência humana.
Entre essas consequências estão “a incorporação e a reprodução dos sistemas de moralidade, os limites traçados pela moral e a liberdade, a imbricação entre memória e história e a força dos preceitos religiosos sobre o agir humano (culpa e responsabilidade)”, enumera a vice-coordenadora do Gef e integrante da organização do colóquio, Joana Brito de Lima Silva.
Programação
A professora Eliana Sales Paiva, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), ministra a palestra de abertura, nesta quarta, a partir das 16h, com o tema “Sartre e uma historiografia existencialista: inteligibilidade histórica”. Eliana é mestra em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Filosofia Política, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A programação completa pode ser conferida na página do evento no Instagram. Outros detalhes sobre as mesas de comunicação estão no Caderno de Resumos do colóquio.
A organização do encontro conta também com os pesquisadores Bruno Carvalho e Vinicius Alencar, e com a participação do professor do Departamento de Filosofia da UFJF, Luciano Donizetti da Silva, que também coordena o Gef – iniciativa associada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Outras informações
página do Instagram
E-mail liberdade.gef@gmail.com