Calouras do curso de Fisioterapia (Foto: Dante Rodrigues)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promoveu nas duas últimas segundas-feiras, 7 e 14 de agosto, as atividades de acolhimento aos calouros que ingressaram na instituição no segundo semestre de 2023. Os eventos realizados na Unipac e Anhanguera/Pitágoras procuraram fornecer aos estudantes informações indispensáveis para a vida acadêmica na graduação.

Na primeira segunda-feira, 7, foram recepcionados os estudantes dos cursos de Farmácia, Nutrição, Medicina e Odontologia. Na semana seguinte foi a vez de acolher os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física e Fisioterapia.

Assistente social Vinícius Mendes fala sobre a política de assistência estudantil da UFJF-GV (Foto: Dante Rodrigues)

Durante cerca de duas horas, professores, TAEs e estudantes da UFJF-GV explicaram aos calouros como é a rotina na instituição com informações sobre o acesso ao Siga, carteirinhas, transporte, bem como aos serviços de assistência estudantil (bolsas, atendimentos pedagógico e psicológico), Restaurante Universitário, entre outros.

Ao parabenizar os estudantes presentes, o diretor-geral da UFJF-GV Ângelo Denadai apresentou detalhes da história de quase 11 anos do campus, bem como explicou a distribuição geográfica da UFJF em Governador Valadares e a organização administrativa da instituição. “Esperamos que encontrem na nossa universidade as oportunidades que os tornarão agentes de transformação não só do ponto de vista econômico, mas também do ponto de vista humano. Oportunidades para isso a UFJF-GV oferece, apesar de todas as dificuldades”.

Atlética do curso de Direito com os novos etudantes (Foto: Dante Rodrigues)

A gerente de graduação Angélica Cotta ressaltou que ter acesso a uma vaga na universidade pública é uma conquista que deve ser comemorada por todos os calouros. “Nossos cursos são muito bem avaliados pelo Ministério da Educação, isso mostra que mesmo sem a estrutura física que gostaríamos, nós conseguimos nos destacar em razão da capacidade de nossos professores e técnicos”.

Veteranos Leticia Helena, João Daniel e Thomaz Edson fizeram apresentações musicais aos calouros (Foto: Dante Rodrigues)

Os calouros também conheceram as importantes funções do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Diretórios e Centros Acadêmicos. “A gente existe para e por vocês. O DCE possibilita aos estudantes o debate e mobilizações relacionadas à UFJF, seus problemas, desafios gerais ou especiais. Promove também atividades culturais, calouradas, entre outros eventos e debates importantes”, explicou o representante do DCE e estudante do curso de Administração da UFJF-GV, Rafael Modesto.

Durante o acolhimento, os calouros ainda puderam acompanhar apresentações culturais de estudantes veteranos que fazem parte do projeto Almoço com Cantoria.

Expectativas

Natural de Timóteo, Júlia Cruz (ao centro) decidiu cursar Direito na UFJF-GV (Foto: Dante Rodrigues)

Da cidade de Timóteo, a 124 km da UFJF-GV, a caloura Júlia Cruz Ferreira, de 18 anos, se mudou para Governador Valadares um dia antes do primeiro dia de aulas. Aprovada em Direito, a jovem ficou feliz com a escolha do curso e da cidade em que vai morar a partir de agora. “Eu sempre fui muito indecisa, mas eu percebi que o curso de Direito tem muito do que eu gosto, então agora estou otimista. Vou morar sozinha em GV, mas espero me adaptar a cidade e conhecer novas pessoas que possam marcar minha vida positivamente. Aos finais de semana vou visitar minha família”.

Formada em Nutrição pela UFJF-GV, agora Fabiele Cristina vai cursar Educação Física (Foto: Dante Rodrigues)

Entre os inúmeros calouros, havia um rosto já conhecido. Formada em Nutrição pela UFJF-GV no ano passado, a nova estudante do curso de Educação Física Fabiele Cristina Felipe Silva resolveu fazer outra graduação aos 39 anos. Embora já conheça a instituição de perto, fez questão de participar do Acolhimento aos Calouros. “Estou terminando uma pós-graduação em Nutrição Esportiva, Estética e Fisioterapia, e já tenho atuado na área de nutrição relacionada ao esporte. Então agora vou investir em mais conhecimento, para poder prestar um serviço de ainda melhor qualidade”, afirmou a valadarense que reconhece o privilégio de ter uma universidade pública em sua cidade natal. “Ter a UFJF aqui em Valadares facilitou muito as coisas. Tenho que agradecer não só pelos estudos oferecidos, mas também por toda a estrutura que envolve uma instituição como é a UFJF-GV”.

Clique aqui e confira as fotos dos eventos de Acolhimento aos Calouros.