Inspirado no padrão adotado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o atual modelo de contratação frente à empresa que presta serviços de manutenção na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem gerado bons resultados. O atual sistema favorece o diálogo entre a Universidade e a SM21 – empresa especializada em engenharia, responsável pelos serviços de manutenção na UFJF – e, de acordo com o coordenador de Manutenção Elétrica, Eletrônica e Gestão, da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), Márcio Resende, provocou uma melhora significativa na qualidade e na quantidade dos serviços que são oferecidos.

“O modelo adotado pela UFMG é mais profissionalizado. Fizemos um intercâmbio com a UFMG e construímos algo análogo, adequado à estrutura da UFJF. Isso gerou a contratação de uma empresa de engenharia encarregada de colocar toda a equipe gerencial por parte da contratada, que conta com engenheiros, técnicos de medicina e segurança do trabalho, a parte administrativa em si. Tudo isso situado em um escritório próximo às frentes de trabalho, o que nos permite fazer uma gestão diária destas frentes.”

Serviços-ManutençãoO acordo atual exige que a empresa contratada mantenha um escritório de gerenciamento operacional e pessoal dentro da Universidade, o que, segundo o coordenador de manutenção civil e reformas da UFJF, Fábio Brum, facilitou a resolução de problemas.

“No modelo de contratação anterior, a empresa não era daqui de Juiz de Fora; ela apenas fornecia a mão de obra; e a comunicação entre a UFJF e a contratada era uma barreira. Este novo modelo foi um avanço e tanto porque nele há a exigência de que a contratada mantenha uma equipe instalada aqui. Então, agora, a empresa mantém um escritório dentro da própria Universidade, com equipe administrativa, o que possibilitou um contato mais direto e a facilidade na resolução de problemas. Tivemos um avanço muito significativo neste sentido”, explica Brum.

“No geral, a nossa coordenadoria atende a todas as unidades com o prazo máximo de 72 horas ou antes disso. Temos atendido todas as demandas que são solicitadas nas unidades. Claro que acontece de, eventualmente, não termos algum tipo de equipamento, pela especificidade da informática, mas o atendimento chega a quase cem por cento dos pedidos feitos por toda a Universidade”, salienta o coordenador de Informática, Infocentro e Telefonia da UFJF, Jorge Chagas.

A pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Marques, ratificou a importância do novo modelo para o atendimento às diversas demandas de manutenção, vindas da comunidade acadêmica. “O mais importante é que o novo sistema de manutenção é mais eficiente e profissional e que estamos à disposição da comunidade acadêmica para atender, da melhor maneira possível, a todas as demandas que chegarem para nós, de manutenção e pequenas obras.”

Quantidade de Requsição_2

 

Uma cidade de 20 mil habitantes
A UFJF apresenta uma área territorial de 1.234.193,80 metros quadrados – o que equivale a praticamente 150 campos de futebol -, contando com uma área total construída, dentro e fora do campus, de 219.001,17 metros quadrados, distribuídos em 182 edificações. A Universidade também comporta complexidades de sistemas subterrâneos, de eletricidade e  telefonia, além de redes de fibra ótica, adutoras de água potável e de esgoto.

“Em se tratando de rede elétrica, por exemplo, recebemos a energia da Cemig, mas ela chega num ponto de entrega, que é na Proinfra, e o restante é todo por conta da equipe da UFJF. Ou seja, toda a manutenção e a operação do sistema de distribuição fica a cargo das redes aéreas e subterrâneas de alta tensão que existem dentro do campus. Temos 22 subestações de energia elétrica para distribuir a energia e fazer com que ela chegue na mesa do usuário com 127 volts, que é a tensão de uso doméstico”, explica Resende.

Esses dados se refletem em 124.158 metros quadrados de área de telhado, 90.310,63 metros quadrados dispostos entre praças, estacionamentos e passarelas de acesso a pedestres e 12.656 metros quadrados de vias pavimentadas, o que reflete números que se assemelham a uma cidade com pouco mais de 20 mil habitantes.

O sistema de manutenção que engloba a UFJF é misto, em termos de força de trabalho. A equipe da Proinfra se encarrega das ações gerenciais, por parte da Universidade, e estabelece quais as frentes de serviço serão priorizadas. Já os trabalhadores contratados, que, atualmente, somam 110, são distribuídos em 29 postos de especialidades diferentes, que envolvem eletricistas de alta e baixa tensão, especialistas em telefonia, bombeiros, serralheiros, pedreiros, jardineiros e supervisores de manutenção, dentre outros profissionais.

 

Outras informações:
(32) 2102-3712 – Proinfra-UFJF