Encontro foi realizado na sede da Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares (Foto: Dante Rodrigues)

Foi realizada nesta terça-feira, 8, na sede da Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares (SRE-GV) a primeira edição da Mostra de Graduação da UFJF-GV. O evento teve como objetivo divulgar o campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora junto aos diretores e professores da rede pública de ensino da região, bem como aproximar as escolas da UFJF-GV no intuito de criar novas parcerias e fortalecer as já existentes.

Durante o encontro que durou cerca de três horas, gestores da UFJF-GV apresentaram informações e dados da instituição. Fizeram ainda um apelo para que o público presente atuasse junto aos estudantes de escola pública no sentido de incentivá-los a cursar o ensino superior em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. “Nossa universidade foi criada para propiciar oportunidades aos nossos jovens, para que eles permaneçam em Governador Valadares enquanto estudantes e futuros profissionais”, explicou o diretor-geral Ângelo Denadai.

O coordenador acadêmico Alex Sander de Moura, complementou ao citar que a UFJF-GV é um patrimônio local voltado para atender as demandas da sociedade. “Vocês professores e diretores são agentes multiplicadores desta mensagem, precisamos cada vez mais que nossos jovens possam usufruir de toda a estrutura oferecida pela UFJF-GV”.

A mensagem foi compartilhada pela professora Katiuscia Cristina Vargas Antunes, coordenadora-geral de processos seletivos da UFJF, que viajou de Juiz de Fora a Governador Valadares para partipar do evento. “A universidade federal tem impactos significativos não só na formação profissional dos estudantes, mas também no contexto econômico, social e cultural em que ela está inserida”.

O evento contou ainda com uma explanação de dados numéricos sobre estudantes ingressantes e matriculados na UFJF-GV. “Nós temos cerca de 50% de estudantes que vieram de escolas públicas. Desses, 48% são da Regional de Governador Valadares. Isso é muito bom, mas a gente pode ter ainda mais estudantes da região em nossa universidade”, explicou a gerente de graduação Angélica Cotta.

Para tanto, o evento procurou explicar detalhes do Programa Ingresso Seletivo Misto (Pism), uma das formas de ingresso na UFJF-GV que existe como uma alternativa ao SISU, com provas ao final de cada ano do ensino médio, distribuição de conteúdos em três etapas e estratégia de aproximação da universidade às comunidades da região. “Por se tratar de um processo de avaliação seriada em que o volume de conteúdos a ser estudado é dividido em três anos, os estudantes podem fazer as provas com mais tranquilidade uma vez que existe a chance de recuperação de uma nota que eventualmente não tenha sido satisfatória na etapa anterior”, explicou Cotta. Atualmente, cerca de 40% dos estudantes da UFJF conquistaram o acesso à universidade através do Pism.

As apresentações agradaram ao público presente. Representando a SRE-GV, a professora Marluce Cabral destacou que “é um sonho para todo professor e diretor testemunhar o ingresso de estudantes da rede pública em uma universidade federal como a UFJF-GV”.

Já a professora Mariana Alcântara Oliveira, coordenadora de área de conhecimento do ensino médio tempo integral, destacou que o encontro foi importante para incentivar professores e diretores das escolas. “O evento foi maravilhoso, me senti acolhida enquanto professora de escola pública que sonha e luta para que os nossos estudantes tenham oportunidades melhores. E como valadarense, me senti orgulhosa por tudo que a instituição tem feito em nosso município. O encontro foi um impulso para que possamos incentivar os nossos jovens a participarem do Pism e continuarem buscando realizar os seus sonhos e melhorias, pois é possível”.