O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) registra mais um passo rumo à inclusão e acessibilidade no contexto acadêmico, com a instituição do Núcleo Provisório de Apoio à Inclusão (NPAI). Vinculado à Gerência de Graduação, o NPAI tem como objetivos prestar assistência a estudantes com deficiência e/ou altas habilidades/superdotação, a fim de promover sua inclusão e condições de acessibilidade nas diversas atividades acadêmicas.

O planejamento e a implementação de ações de inclusão já ocorrem no campus GV com a atuação do GT Acessibilidade. De acordo com a pedagoga Magali Soares da Silva, referência na atuação do NPAI, a iniciativa vai viabilizar a continuidade dos trabalhos já iniciados pelo GT, na forma da lei. “O NPAI irá auxiliar os alunos com deficiência estabelecidos em lei: deficiência auditiva, físico-motora, visual, intelectual e Transtorno do Espectro Autista a não somente acessar o ensino superior como permanecer e terminar a trajetória acadêmica como preconizado na lei de inclusão”, destaca.

Ainda segundo Magali, o NPAI já está em funcionamento no setor de Assistência Estudantil da UFJF-GV. “Já contamos, para este semestre, com alunos de Treinamento Profissional Especializado, que estarão nos auxiliando no processo junto aos alunos com deficiência. Basta entrar em contato para que possamos auxiliar na sua trajetória acadêmica”.

Também compõem o NPAI os servidores Alessandra Guimarães Efrem Natividade e Luiz Gonzaga Pinto.

Solicitações e atendimentos presenciais podem ser feitos de segunda a sexta, das 8h às 19h, na sala 302 do Pitágoras.