A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta segunda-feira, 17, o edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Com 2.303 vagas para 76 cursos, 66 deles para o campus de Juiz de Fora e outros dez para Governador Valadares, o processo seletivo atrai estudantes oriundos de diversas partes do país, a partir de suas características específicas que facilitam o acesso ao ensino superior.

O vestibular seriado é um sistema que avalia os conhecimentos do estudante ano a ano, sendo cobrado, em cada prova, conteúdos de cada período letivo, o que faz com que o processo seletivo seja atrativo, ao permitir que os candidatos aprimorem o próprio desempenho ao longo das etapas.

Com mais de 34 mil inscritos na última edição, o Pism é um dos processos seletivos mais procurados pelos estudantes que pretendem cursar uma universidade pública, visto que oferece um formato mais acessível, com provas seriadas, de conteúdos específicos de cada ano do ensino médio. 

Para conhecer as vantagens em se fazer o Pism, o Portal da UFJF conversou com estudantes sobre o que o vestibular seriado tem de mais atrativo.

Reconhecimento

O Pism  foi a porta de entrada ao ensino superior para a aluna de Farmácia, Isis Vitoi, de Argirita. Escolheu a UFJF por influência dos quatro irmãos que também cursaram, na Instituição, os cursos de Administração, Turismo, Direito e Farmácia. 

“É uma das melhores universidades do Brasil e está bem colocada no ranking mundial. Escolhi essa forma de ingresso, pois tinha dificuldade em organizar o meu tempo e o vestibular seriado foi a melhor opção de estudo para cada etapa”, acrescenta.

Milla conta que o reconhecimento nacional e internacional da UFJF chamam a atenção dos estudantes. (Foto: Noanne Menezes)

O reconhecimento da excelência de ensino da Universidade também foi referência para que a estudante de Odontologia, Milla Neves, prestasse provas do Pism.

“Sempre foi meu sonho estudar na UFJF. Primeiramente por causa da minha mãe, que estudou aqui, mas também pelo campus ser lindo, por ser uma Instituição renomada e pela grande variedade de pesquisa e extensão que a Universidade fornece aos alunos”.

Milla aponta ainda outro diferencial para a escolha da Universidade. “O ensino é de qualidade e os professores são renomados. Estou tendo experiências incríveis com atividades de extensão e eventos realizados pela Faculdade de Odontologia”.

“Não precisa decidir o curso na primeira etapa”

“O Pism é mais conteudista, com questões mais elaboradas. Não precisa decidir o curso na primeira etapa, isso ocorre ao longo das outras fases, quando percebemos qual área temos mais afinidade” (Júlia Silveira, estudante de Jornalismo).

A estudante do primeiro período de Jornalismo, Júlia Hevelen Damasceno da Silveira, foi aprovada pelo Pism, por meio do sistema de cotas para alunos de escola pública e com renda per capita familiar de até 1,5 salários mínimos, sendo a primeira da família a cursar o ensino superior em uma universidade pública.

“O Pism é mais conteudista, com questões mais elaboradas. Não precisa decidir o curso na primeira etapa, isso ocorre ao longo das outras fases, quando percebemos qual área temos mais afinidade”, ressalta.

Júlia destaca que se sentiu acolhida pela universidade, quando deixou a sua cidade natal, Manhuaçu, para estudar em Juiz de Fora. “Todos estão dispostos a ajudar, a cidade é bem atrativa, a Faculdade de Comunicação (Facom) oferece muitos projetos para os alunos, os professores são capacitados e gostam de compartilhar suas experiências.”

Fácil acesso

Para Amandha Silva estudar na UFJF é a realização de um sonho. (Foto: Fabrícia Silva)

O fácil acesso ao ensino superior é um dos fatores apresentados pela aluna do curso de Artes Visuais, Amandha Silveira, que conheceu o programa quando estava no primeiro ano do ensino médio e percebeu que seria a forma mais fácil de entrar na Universidade, já que o conteúdo não é tão extenso quanto o cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Amandha foi aprovada pelo Pism através do sistema de cotas, sendo a primeira da família a entrar em uma instituição pública. “É a realização de um sonho, pois a UFJF oferece muitos benefícios aos estudantes, como alimentação, transporte e aulas ricas em conteúdo.”

Regionalismo

“Escolhi a UFJF por ser viável financeiramente, uma vez que sou de Goianá, cidade próxima de Juiz de Fora. Posso ir e vir todos os dias, com a ajuda da prefeitura local que disponibiliza transporte para os estudantes da cidade” (Diogo Amaral, estudante de Administração)

Apesar do Pism costumeiramente ter candidatos de todas as regiões do país, ainda traz para o vestibular seriado uma certa regionalidade, caso do aluno de Administração, Diogo Amaral. O estudante pontua que o Pism cobra o conteúdo de forma mais justa, principalmente em relação às questões abertas, isso contribui para a aprovação no processo seletivo, facilitando o ingresso na faculdade.

“Escolhi a UFJF por ser viável financeiramente, uma vez que sou de Goianá, cidade próxima de Juiz de Fora. Posso ir e vir todos os dias, com a ajuda da prefeitura local que disponibiliza transporte para os estudantes da cidade”, salienta.

Processo seriado 

Segundo Jefferson Pereira o formato do Pism oferece mais chances para a aprovação na UFJF. (Foto: Fabrícia Silva)

A facilidade das provas do Pism também é um dos fatores destacados pelo estudante de Farmácia, Jefferson Pereira. “O formato do processo oferece mais chance de ser aprovado por ser seriado, as questões abertas dão liberdade para conseguir os pontos”, ressalta. 

Apesar de o ingresso na UFJF ser mais acessível pelo Pism, a permanência no curso exige uma dedicação maior do aluno. “É uma experiência rica que proporciona a construção de novas amizades, a faculdade disponibiliza laboratórios e materiais de qualidade.”

Inscrições

As inscrições começam a partir das 15h do dia 1º de agosto e vão até às 18h do dia 13 de setembro, pelo site da UFJF, na área do candidato. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembro de 2023 nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.

O programa é um processo de avaliação seriada, em que os candidatos às vagas oferecidas pela UFJF participam de três módulos de avaliação (Pism I, II e III), um ao final de cada ano do ensino médio. 

Confira o edital do Pism.

Leia mais
UFJF abre 2.303 vagas em cursos de graduação pelo Pism

Por que escolher a UFJF?

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF

TikTok: @ufjf_oficial