Atividade reuniu 59 atletas de GV. (Foto: arquivo pessoal)

Estudantes da disciplina Gestão e Organização Esportiva do Curso de Educação Física do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz Fora (UFJF-GV) promoveram no sábado, 8, a Copa Evolution de Vôlei de Areia, na Sociedade Recreativa Filadélfia, em GV.

A organização de eventos esportivos é uma das possíveis atuações do profissional de Educação Física, e também uma das atividades obrigatórias da disciplina de Gestão e Organização Esportiva. Neste sentido, os próprios alunos foram os responsáveis por todas as ações que viabilizaram a realização do evento, o que incluiu a inscrição das equipes, elaboração do regulamento da competição, confecção de tabelas, gestão e elaboração de conteúdos para redes sociais, realização de cerimônias de abertura e premiação, avaliação do evento e até mesmo a própria captação de patrocínio e apoios que viabilizaram a premiação e sorteio de brindes aos competidores.

Estudantes das redes pública e particular de ensino se reuniram para a Copa. (Foto: arquivo pessoal)

Sob coordenação do professor Lucas Savassi Figueiredo, o evento reuniu adolescentes de 13 a 17 anos. Divididos em 10 equipes, os 59 atletas de diversos clubes, escolas e projetos sociais da cidade de Governador Valadares foram protagonistas de 24 partidas. “A ideia dos alunos da turma de Gestão e Organização Esportiva foi, desde o início, fomentar uma modalidade esportiva não tão disseminada em nossa cidade e ao mesmo tempo oportunizar o acesso a práticas e espaços que tradicionalmente não são acessíveis aos jovens que eram nosso público-alvo. Para atingir estes objetivos optamos por realizar ajustes nas regras da modalidade vôlei de praia, de forma a incluir mais jogadores e a prática no formato misto. Além disso, houve o compromisso de atender ao menos 50% de participantes matriculados na rede pública de ensino, meta que foi superada”, destacou Lucas.

Equipes foram coordenadas por estudantes da UFJF-GV. (Foto: arquivo pessoal)

A arbitragem dos jogos ficou a cargo dos alunos da disciplina de Voleibol, sob coordenação do professor Danilo Reis Coimbra que, por sua vez, também desenvolve um projeto sobre o esporte na Escola Estadual Israel Pinheiro. Aluna do projeto, Fabiana Costa aprovou a experiência de jogar voleibol pela primeira vez na areia. “Dei a raça para me movimentar na areia, e por ter gente melhor do que eu jogando eu me entreguei, dei raça para pegar a bola! Me joguei, me diverti muito, tive altos e baixos na competição, mas foi uma das melhores experiências que eu já tive. Foi maravilhoso, torço muito para que tenham outras competições e com certeza irei participar”.

Mais informações, resultados das partidas e registros dos eventos organizados pelos alunos da disciplina de Gestão e Organização Esportiva do Curso de Educação Física da UFJF-GV podem ser obtidas na página @gestaoesportiva.gv no instagram.