O Núcleo de Estudos e Extensão Juventude e Socioeducação do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (NEJUS/UFJF-GV) promoveu no último sábado, 15, a atividade “Arte na medida” junto aos adolescentes do Centro Socieducativo da cidade.
Realizada em parceria com o ilustrador Pedro Stryper, a atividade proporcionou aos participantes o intercâmbio de ideias, experiências de vida, além de um debate sobre arte e cultura. Os adolescentes do Centro Socioeducativo puderam ainda expressar sentimentos, memórias e visões de mundo através da pintura de quadros.
Coordenador do NEJUS, o professor do curso de Direito da UFJF-GV Bráulio Magalhães destaca que a arte é um dos instrumentos mais eficazes para a ressocialização do indivíduo, uma vez que ela promove o desenvolvimento psicossocial e a ressignificação da sua identidade.
“Ela permite o autoconhecimento, a expressão da individualidade e o enfrentamento de traumas e frustrações de forma mais serena. Valorizar a arte é valorizar a restauração, a humanização, a identificação, a socioeducação”, concluiu o professor.