O 1º Seminário de Saúde Integral da População Negra de Juiz de Fora acontece nesta quinta-feira, 13. Temas como a determinação social de saúde, violência, saúde mental e morbimortalidade da população negra serão discutidos em mesas de debates durante o evento. Além disso, estarão em pauta os avanços e desafios da implementação da Política Municipal de Saúde Integral da População Negra, decretado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em agosto de 2021.

“Não é raça que interfere na condição de saúde das pessoas negras, mas sim o racismo”, afirma a professora da UFJF Danielle Teles (Foto: Carolina de Paula)

Representando a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a professora da Faculdade de Medicina, Danielle Teles da Cruz, explica que o evento é um marco para o município ao colocar em evidência a centralidade da Política Nacional Integral de Saúde da População Negra, que reconhece o racismo, as desigualdades étnico-raciais e o racismo institucional como determinantes dentro do processo que envolve a saúde e o adoecimento.

“O racismo impacta na forma como as pessoas vivem, adoecem e morrem. Não é raça que interfere na condição de saúde das pessoas negras, mas sim o racismo.”

Ainda de acordo com a docente, a UFJF desempenha um papel importante junto à Prefeitura na compreensão e no enfrentamento das necessidades em saúde condizentes com a realidade do território.“O Comitê Técnico Saúde da População Negra vem trabalhando na proposição e no assessoramento da Secretaria de Saúde no sentido de avançarmos em prol da equidade racial no Sistema Único de Saúde.”

Danielle, que também é ouvidora de Ações Afirmativas na UFJF, irá dividir a mesa das 9h com Andrey Roosewelt Chagas Lemos, diretor de Políticas de Prevenção e Promoção da Saúde do Ministério de Saúde, além de Martvs das Chagas, secretário de Planejamento de Território da PJF e Fernando Luiz Eliotério, assessor da Secretaria de Saúde da Prefeitura. Veja abaixo a programação.

As inscrições para participação estão abertas até o dia 12 de julho e podem ser realizadas por meio de formulário online. O evento acontece na Faculdade Metodista Granbery, a partir das 7h30.

Confira a programação completa:

7h30 – Acolhimento

8h – Abertura

9h – Mesa I: Racismo como determinante social de saúde e importância do Comitê Técnico Saúde da População Negra (CTSPN)

Andrey Roosewelt Chagas Lemos – Diretor de Políticas de Prevenção e Promoção da Saúde do Ministério de Saúde

Danielle Teles da Cruz – Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Fernando Luiz Eliotério – Assessor da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)  e Coordenador do CTSPN

Martvs das Chagas – Secretário de Planejamento do Território e Participação Popular (SEPPOP)

10h30 – Mesa II: Violências e saúde da população negra

Ana Paula de Souza – Assistente Social do Departamento de Saúde do Trabalhador da PJF e membra do CTSPN

Ana Beatriz Quirino  – Enfermeira obstetra da PJF e membra do Comitê Municipal de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal

13h30 – Mesa III: Experiências do consultório na rua e os cuidados com a saúde mental