As inscrições para o 6º Congresso Brasil de Pedagogia Waldorf se encerram na próxima quarta-feira, 12. Neste ano, o evento será realizado na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com o tema “O eu como ser dialógico: manifestações na cultura brasileira”. O encontro contará com reflexões sobre a prática pedagógica das escolas Waldorf e o papel do educador. As atividades acontecem entre os dias 18 e 23 de julho.
A programação será composta por oficinas temáticas e artísticas, fóruns e mesas-redondas sobre assuntos como inclusão escolar; práticas pedagógicas voltadas à natureza; saúde mental e sua interface com a educação e nutrição antroposófica.
Uma das principais palestrantes do evento é a professora Constanza Kaliks, líder da Seção Pedagógica e da Seção Geral Antroposófica do Goetheanum – sede mundial do movimento antroposófico, na Suíça, que orienta as escolas Waldorf no mundo todo. O mote das palestras será o tema central do Congresso: “O eu como ser dialógico”. Na abertura, haverá conferência cênico-literária do ator e intérprete Odilon Esteves.
De acordo com a professora da Faculdade de Economia e integrante da organização do evento, Silvinha Vasconcelos, a pedagogia Waldorf tem se desenvolvido no mundo sob a perspectiva antropológica da criança e do jovem e ganha impulso em frentes como os diálogos interculturais e a valorização da inclusão e da escola antirracista.
“O Congresso vai ao encontro do cerne desta proposta pedagógica: o Eu, a identidade de cada um, que se dá por meio do contato com o outro no contexto sociocultural em que ambos se encontram. A garantia da identidade cultural de cada nacionalidade faz a pedagogia Waldorf viver há mais de cem anos em culturas diversas para além do Ocidente”, aponta.
Ainda de acordo com a docente, a programação do Congresso “possibilitará reflexões sobre regionalidades e riquezas da diversidade cultural, bem como a importância do lugar no currículo desta pedagogia, a valorização dos povos originários e tradicionais e o papel da sustentabilidade ambiental, como elementos pedagógicos”.
Sobre a pedagogia Waldorf
A pedagogia Waldorf foi formulada pelo filósofo e educador austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), também criador da Antroposofia. Uma das características da proposta é usar as vivências como base do aprendizado. As crianças e os jovens são considerados em seus aspectos individuais e nas particularidades de suas faixas etárias. A intenção é fazer com que o indivíduo tenha condições de descobrir seu potencial e se desenvolver, superando desafios. Atualmente, existem mais de 260 escolas Waldorf no Brasil, entre instituições associativas e privadas e aquelas que oferecem o ensino Waldorf de forma gratuita.
O evento é organizado em parceria entre Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB), Paineira Escola Waldorf, Faculdade Rudolf Steiner, Colmeia Jardim e Escola e Faculdade de Educação da UFJF. As inscrições podem ser feitas on-line por meio do site da FEWB. Para conferir valores e demais informações, acesse a página de inscrição.
O público-alvo do Congresso é composto por familiares de estudantes das escolas Waldorf brasileiras, professores de escolas do tipo no Brasil e no exterior, docentes da Rede Pública de Ensino, além de educadores e alunos da UFJF e demais instituições de Ensino Superior. O evento é parte das atividades de extensão do grupo Anthropos, de práticas e estudos baseados na pedagogia Waldorf.
Confira a programação completa.