O Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, de 20 a 22 de setembro, o 1º Colóquio Internacional de Infâncias e Migrantes Refugiadas. O evento é destinado a pesquisadores dedicados ao tema, bem como a professores da educação básica, pessoas em situação de refúgio e aqueles com experiência em migração.
As inscrições para a participação como ouvinte ou para submissão de trabalhos estão abertas e devem ser feitas por meio de formulário eletrônico. O prazo para a entrega dos resumos se encerra em 30 de julho, enquanto a inscrição como participante acontece até 15 de setembro.
O colóquio conta com o apoio de diversas instituições e é realizado de forma híbrida, com opções de participação presencial e remota, via transmissão no YouTube. Cada modalidade disponibiliza cem vagas.
O colóquio tem como inspiração o conceito de “flâneur”, popularizado pelas obras do renomado escritor Walter Benjamin, em 2019, que discutem sobre a condição do ser passeante, andante sem rumo certo, observador, que vai em seu tempo, vivendo um espaço que parece não ter fronteiras para seu corpo e seu existir.
Com base nessas questões e reflexões, o evento busca sistematizar um encontro com um recorte específico: as infâncias que atravessam o mundo, já que nas migrações é mais comum que crianças e adolescentes não liderem o processo migratório, mas sim se adaptem a ele.
De acordo com o cronograma, o colóquio é composto por duas modalidades de partilhas em conversas: “As Andanças” e “As Andanças em Rodas”. Na primeira, os convidados apresentam suas contribuições à temática do evento para fomentar reflexões a partir de suas pesquisas e estudos para que os participantes do evento possam refletir tanto nas andanças em rodas quanto em outros espaços.
Já as “Andanças em Rodas” são um espaço destinado para aqueles que desejam trocar e compartilhar suas vivências de pesquisas, de práticas institucionais, pedagógicas ou outras em torno da temática central do evento, ocorrendo somente de forma presencial.
Outras informações
coloquioinfanciasmigrantes@gmail.com