Dois programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conquistaram resultados de excelência na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao quadriênio 2021-2024. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC) alcançou nota cinco, enquanto o Programa de Pós-Graduação em Economia passou a integrar o grupo de excelência nacional ao receber nota seis.
As avaliações da Capes variam de um a sete, sendo os conceitos seis e sete destinados a programas com elevado grau de consolidação acadêmica, impacto científico e forte inserção internacional.
A avaliação da Capes é considerada o principal instrumento de aferição da qualidade da pós-graduação stricto sensu no Brasil. Entre os critérios analisados estão produção científica, formação de mestres e doutores, impacto social, internacionalização, inserção institucional e processos de autoavaliação.
Pós-Graduação em Economia
A conquista da nota seis coloca a UFJF em um seleto grupo de instituições brasileiras que alcançaram esse patamar, ao lado de universidades com programas historicamente consolidados, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Brasília (UnB).
O reconhecimento ganha ainda mais relevância quando considerada a trajetória relativamente recente do programa da UFJF. Enquanto os demais programas avaliados com nota seis possuem décadas de existência, o Programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF iniciou suas atividades em 2005, com a criação do curso de mestrado.
Para o coordenador do programa, professor Wilson Luiz Rotatori, “a nova avaliação representa não apenas a consolidação do PPG em Economia, mas também o amadurecimento da pós-graduação da própria Universidade, que vem ampliando sua relevância acadêmica e científica em âmbito nacional”, destaca.

Wilson Luiz Rotatori ressalta que a nova avaliação representa também o amadurecimento da pós-graduação da UFJF (Foto: arquivo pessoal)
Outro ponto ressaltado por Rotatori é o protagonismo da instituição no cenário mineiro. A Universidade é atualmente a única instituição de Minas Gerais a ter nota seis na área, ficando atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que possui nota sete. “O resultado reforça o protagonismo da universidade no cenário da pós-graduação brasileira e representa uma conquista significativa tanto para o programa quanto para toda a instituição. A elevação da nota Capes reafirma o compromisso da UFJF com a excelência acadêmica, a produção científica de qualidade e a formação de pesquisadores altamente qualificados”, pontua.
Pós-Graduação em Engenharia Civil
Outro marco importante para a UFJF foi a conquista da nota cinco pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC). Desde sua criação, o programa já formou 68 mestres e, em breve, concluirá a formação de seus primeiros doutores. Segundo o coordenador do programa, professor Edgard Dias, o resultado reflete o compromisso do PEC com a formação qualificada e o desenvolvimento regional.
“Esse resultado evidencia o compromisso do PEC com sua missão de formar profissionais tecnicamente capacitados para atuar de forma sustentável nas diversas áreas da Engenharia Civil e da Engenharia Sanitária e Ambiental, contribuindo diretamente para o desenvolvimento regional da Zona da Mata Mineira e regiões adjacentes. A avaliação da Capes reafirma a qualidade da formação oferecida, a relevância das pesquisas desenvolvidas e o impacto social das ações promovidas pelo programa”, afirma.
O Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil iniciou suas atividades em 2017, com nota três na avaliação da Capes. Em 2022, o programa avançou para nota quatro na avaliação referente ao quadriênio 2017-2020. Já em 2024, teve início o curso de Doutorado Acadêmico. Agora, em 2026, o PEC alcança a nota cinco, consolidando sua trajetória de crescimento.
A nova avaliação também fortalece a meta do programa de se consolidar como referência em excelência acadêmica na Engenharia Civil na Zona da Mata Mineira e regiões adjacentes. O reconhecimento nacional amplia a visibilidade institucional, fortalece parcerias acadêmicas e técnicas, impulsiona a internacionalização e amplia oportunidades de captação de recursos, inovação e desenvolvimento científico.

Para Edgard Dias, o resultado evidencia o compromisso do PEC com sua missão de formar profissionais tecnicamente capacitados (Foto: arquivo pessoal)
Para Dias, o avanço do programa é resultado de um esforço coletivo envolvendo docentes, técnicos-administrativos, estudantes e egressos.
“Esse crescimento é consequência do trabalho individual e coletivo de todos os membros do PEC, com o desenvolvimento de pesquisas, dissertações, teses, publicações científicas e atuação profissional na engenharia. Agradeço a todos pelo apoio durante o processo de avaliação da Capes, especialmente à professora e vice-coordenadora Patrícia Hallak e ao secretário do programa, Jeferson Barbosa. Também é importante destacar o apoio institucional recebido dos departamentos de origem, da Direção da Faculdade de Engenharia e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp)”, ressalta.
Outros destaque da Pós-Graduação
Os resultados reforçam o crescimento e a consolidação da pós-graduação da UFJF em diferentes áreas do conhecimento. Em janeiro de 2026, outros oito programas também se destacaram nas avaliações da Capes: Ciências Aplicadas à Saúde (campus Governador Valadares), Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional, Química, Modelagem Computacional, Educação, Ciências Biológicas, Artes, Cultura e Linguagens e Filosofia.
