Serigrafia de Beatriz Milhazes é uma das obras retratadas na mostra (Imagem: Procult/UFJF)

Uma expressiva amostragem da presença feminina no acervo de artes plásticas do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) é o que a Pró-Reitoria de Cultura (Procult) reserva ao público neste mês de março, marcado pelo Dia Internacional da Mulher. São 16 artistas a integrar o merecido tributo que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) presta àquelas que venceram os obstáculos de seu tempo, se destacando pela força criativa de um trabalho que continua a impactar o cenário artístico do país e do mundo.

Com o título “Presença feminina no Mamm”, a mostra inicialmente será apresentada somente nas redes sociais da Procult e do Mamm, buscando reverenciar a trajetória dessas que representam apenas 17% do total de artistas do acervo original de artes plásticas do poeta. A proposta é instigar a reflexão sobre o evidente apagamento histórico da produção artística feminina local, nacional e internacional em um longo período temporal.

Fernanda Cruzick é uma das artistas com obras no acervo do Mamm (Imagem: Procult/UFJF)

Em sua política de aquisição, a Procult prioriza a diversidade de produções, incentivando a reflexão e a mudança dessa realidade. Considerando as últimas aquisições de arte contemporânea, o percentual de artistas mulheres já chega a 26%, com a proposta de continuar crescendo. A atual gestão da Universidade reconhece a importância de dar visibilidade à arte produzida por mulheres negras e se dispõe a analisar a aquisição de obras de artistas como  Maria Lídia Magliani, única artista negra a integrar o acervo do Mamm neste momento.

Xilogravura de Lygia Pape (1927-2004) é um dos destaques do acervo (Imagem: Procult/UFJF)

Sob curadoria da professora Valéria Faria, do Departamento de Artes do Instituto de Artes e Design (IAD), e da arte-educadora Carmem Mattos, a seleção aponta para a importância de se evidenciar essa produção, devolvendo as formas, as cores e as texturas apagadas pelo tempo e pelas duras políticas de gênero do passado. Assim, esta campanha destaca obras de Anita Malfatti, Beatriz  Milhazes, Carla Accardi, Fani Bracher, Fayga Ostrower,  Fernanda Cruzick, Lena Bergstein, Leila Danziguer, Livia Flores, Lygia Pape, Maria  Lídia  Magliani, Maria Helena Vieira da Silva, Regina Silveira, Simona Weller, Sophie Tauber-Arp e Tomie Ohtake.

As mostras virtuais podem ser visitadas nas páginas da Procult e do Mamm no Instagram.

Outras informações: 

Pró-reitoria de Cultura (Procult) – @procultufjf

Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) – @mamm.ufjf