
Objetivo da reunião foi mapear e organizar ações desenvolvidas em conjunto com o município de JF no apoio às vítimas das chuvas (Foto: Divulgação/UFJF)
A Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) organizou um encontro, na tarde desta quinta-feira, 26, convidando diretores de todas Unidades Acadêmicas, DCE, APES e Sintufejuf, com o objetivo de mapear e organizar ações desenvolvidas em conjunto com o município de Juiz de Fora no apoio às vítimas das chuvas e no enfrentamento à tragédia. Até o fechamento desta edição, Juiz de Fora e região contabilizavam 64 mortos e mais de 4.200 pessoas desabrigadas ou desalojadas de áreas de risco.
Segundo a reitora Girlene Alves da Silva, o objetivo inicial foi coordenar e planejar o apoio que a Universidade pode oferecer à sociedade neste momento de calamidade pública e reunir esforços da comunidade acadêmica para ações mais efetivas e coordenadas. “Estamos acompanhando e apoiando várias iniciativas importantes sendo realizadas por diferentes unidades, mas é fundamental compreender esse cenário de forma mais ampla para que possamos oferecer nosso trabalho de maneira mais efetiva e orgânica à cidade.”
A proposta é estruturar uma força-tarefa em diferentes frentes, contando com a contribuição de todas as unidades, desde o apoio imediato às vítimas – com arrecadação de itens, atendimento na área da saúde, assistência social e apoio psicológico, colaboração técnica com a Defesa Civil, como identificação de áreas de risco e avaliação de edificações, transporte das equipes de intervenção, organizar modelos de logística e distribuição de doações, dentre outras.
Entre as iniciativas já em desenvolvimento, desde a segunda-feira, dia 23, estão apoio psicológico a familiares e atingidos, apoio de assistência social, ações de engenharia, intervenções em saúde, transporte das equipes e materiais, e o DCE em parceria com a UFJF e APES estão coordenando as doações e a distribuição em todo município.
Na reunião foi reforçado o compromisso institucional da UFJF com o município neste contexto de calamidade “É importante ressaltar que a UFJF está presente no processo de reconstrução da nossa cidade”, afirmou Girlene.
Os diretores, DCE e APES também reafirmaram seu compromisso e solidariedade com as vítimas e municípios e se comprometeram em ampliar as ações com o levantamento das ações a serem disponibilizadas à população. Definiu-se que a Pró-Reitoria de Extensão será o ponto focal e articulador das ações da UFJF, com a oferta de atividades em distintas áreas em parceria com a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. Dessa forma, a UFJF reafirma seu compromisso com o município, como uma das missões fundamentais da instituição.
