Colação de grau foi realizada no auditório da Unidade Vila Bretas (Foto: Dante Rodrigues)

Vinte e dois formandos dos cursos de Farmácia, Medicina e Nutrição do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) colaram grau nesta terça-feira, 10, no auditório da Unidade Vila Bretas. A solenidade reuniu familiares, amigos, docentes e autoridades acadêmicas em um ambiente de celebração e reconhecimento.

Vice-reitor Telmo Ronzani presidiu a solenidade (Foto: Dante Rodrigues)

Após presidir a solenidade o vice-reitor da UFJF, Telmo Ronzani, destacou que este momento transcende a conquista individual e assume contornos de realização institucional. “Esse é um dos momentos mais importantes para a gente, porque finaliza um ciclo de alunos que se tornaram profissionais de saúde e que receberam uma formação de qualidade. Certamente estão prontos para transformar a vida das pessoas que passarão a atender a partir de agora”, disse, ao pontuar o compromisso da universidade com a excelência no ensino e com o impacto social dos egressos dos cursos de saúde.

Farmacêutico Victor Araújo (Foto: Dionatam Fonseca)

Esse sentimento de preparo e expectativa apareceu também na fala dos formandos, que trouxeram à tona não apenas a alegria da conquista, mas as memórias de uma trajetória repleta de desafios superados. O recém-graduado em Farmácia, Victor Araújo, traduziu em palavras o que muitos ali sentiram. “É uma sensação muito gratificante. A gente chegou aqui hoje, depois de tudo que a gente passou inclusive com a pandemia. Agora é olhar pra frente e seguir carreira com a Farmácia. Particularmente, eu gosto de muitas áreas desta profissão então estou otimista com o futuro”, afirmou.

Melissa Klippel atuará com nutrição hospitalar (Foto: Dante Rodrigues)

A nutricionista recém-formada Melissa Klippel não conteve o entusiasmo ao falar sobre o significado daquele instante. “É uma alegria muito grande, o coração chegou a bater mais forte. Passou, assim, uma história, desde o primeiro ano de tudo. Uma felicidade mesmo, muito grata, porque tive o privilégio de me formar em uma universidade da melhor qualidade”, afirmou a nutricionista que pretende unir a prática clínica à atuação hospitalar.

Gabrielle Torres vai definir qual área deve seguir na medicina (Foto: Dante Rodrigues)

Se para alguns a definição dos rumos profissionais já apareceu traçada, para outros o momento foi de contemplar conquistas recentes antes de decidir os próximos passos. A médica Gabrielle Torres viveu essa dualidade ao receber o grau. “Eu acho que agora é só alegria mesmo. Na realidade, a ficha nem caiu totalmente. É uma honra formar na UFJF-GV, instituição com nota 5 no ENAMED. Agora vou decidir com calma a área que devo seguir, eu só tenho certeza que quero ser uma médica humana, pensar sempre na melhoria dos pacientes e da saúde em nosso país de uma maneira geral”, declarou, com o senso de responsabilidade que acompanha os profissionais formados pela instituição.

Clique aqui e confira as fotos do evento.