A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acaba de divulgar o resultado da avaliação quadrienal (2021-2024) com o novo Qualis Periódicos para as revistas científicas nacionais. De acordo com o resultado, 24 revistas científicas vinculadas à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) obtiveram avanço no desempenho. As revistas Locus, Revista de História e Nava, do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens, foram classificadas no estrato Qualis A1, o mais alto da avaliação Capes.

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, Priscila Faria, destaca que as revistas científicas da Universidade cumprem um papel importante na divulgação da produção acadêmica, funcionando como importantes veículos da ciência desenvolvida na Instituição e em diferentes regiões do país e do mundo. Segundo ela, o avanço nos conceitos e nos parâmetros de avaliação dos periódicos reflete diretamente o amadurecimento da pesquisa e da pós-graduação na UFJF, resultado de um processo coletivo de qualificação da comunidade acadêmica nos últimos anos.

Para Priscila, o bom desempenho das revistas impacta positivamente toda a Universidade. “As nossas revistas científicas ficam cada vez mais atraentes, elas dialogam cada vez mais com a ciência que é feita nacional e internacionalmente, fazendo com que mais autores busquem os periódicos editados pelo nosso portal como forma de divulgação de seus trabalhos. Isso aumenta a visibilidade e a credibilidade da UFJF enquanto instituição produtora de ciência e tecnologia do nosso país.”

Hebe Mattos destaca conselho editorial qualificado, temáticas alinhadas às principais agendas da pesquisa histórica contemporânea como fatores que impactaram resultado (Foto: Arquivo) 

Um dos agentes essenciais para a boa avaliação é o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas da UFJF, que trabalham no suporte aos editores e às equipes editoriais. Por meio do Centro de Difusão do Conhecimento (CDC), as bibliotecas centralizam e coordenam serviços e produtos informacionais essenciais para a elaboração, manutenção e disseminação das revistas científicas. Ao todo, 16 bibliotecas da Universidade contribuem diretamente para o funcionamento dos periódicos, reforçando o acesso livre e a preservação da produção científica.

O resultado divulgado pela Capes ocorre em um momento de transição no sistema de avaliação. Para o próximo ciclo, a agência implementou um modelo que prioriza a qualificação individual dos artigos, e não apenas dos periódicos, considerando critérios como citações, relevância teórica e impacto acadêmico. A mudança busca corrigir distorções do modelo anterior e alinhar a avaliação às dinâmicas mais atuais da divulgação científica, impactando diretamente a nota dos Programas de Pós-Graduação.

Felipe Muanis atribui crescimento ao  trabalho contínuo de fortalecimento editorial. (Foto: Arquivo)

Revistas com avaliação máxima 

A revista Locus obteve a avaliação máxima, o reconhecimento de uma trajetória de mais de 30 anos de publicações contínuas, marcada pela qualidade editorial e pelo impacto acadêmico na área da História. Segundo a editora Hebe Mattos, o conceito A1 simboliza o reconhecimento de uma tradição construída antes mesmo da criação do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da UFJF. Com foco em campos como história da arte, patrimônio, memória, culturas políticas e micro-história, a editora destaca que, no último quadriênio, a revista passou por um processo de renovação que buscou aprofundar essa identidade histórica, em diálogo direto com a reformulação das linhas de pesquisa do PPGHIS, que manteve conceito 6 de excelência na Capes.

A qualidade acadêmica da Locus, segundo Hebe, está ancorada na atuação de um conselho editorial qualificado, temáticas alinhadas às principais agendas da pesquisa histórica contemporânea e na renovação periódica da editoria da Revista. A Locus contou ainda com apoio do CNPq no último ano do quadriênio, por meio de edital de fomento a periódicos científicos.

Já a Nava – Revista de Artes, Cultura e Linguagens alcança o estrato A1 no ano em que completa uma década de existência. Para o atual editor Felipe Muanis, o resultado reflete um trabalho contínuo de fortalecimento editorial realizado ao longo de todo o quadriênio sob a coordenação da professora Marta Castello Branco. Entre os aspectos centrais desse processo, ele destaca o cuidado com a periodicidade e a regularidade das publicações, elementos fundamentais para a avaliação da Capes, além da curadoria criteriosa dos textos publicados.

Segundo Muanis, a classificação A1 amplia a visibilidade da Nava, atraindo submissões de autores mais qualificados e fortalecendo a revista como espaço de circulação de pesquisas relevantes para a área. O editor ressalta ainda que o reconhecimento do periódico está diretamente associado ao crescimento do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens, que alcançou conceito 5 no mesmo quadriênio.

Além das duas revistas classificadas como A1, outros periódicos vinculados à UFJF também obtiveram avaliação A2 no quadriênio 2021–2024, demonstrando o fortalecimento editorial da Universidade. Entre eles estão a Homa Pública: Revista Internacional de Derechos Humanos y Empresas, Libertas, Numen, Revista Ética e Filosofia Política e Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, que se destacaram pelo desempenho acadêmico e pela regularidade editorial em suas respectivas áreas.

Veja a evolução dos periódicos:

  • Revista CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais B3 → B1

  • Revista Homa Pública: Revista Internacional de Derechos Humanos y Empresas A4 → A2

  • HU Revista B3 → B2

  • Revista Instrumento B1 → A3

  • IPOTESI – Revista de Estudos Literários B2 → A4

  • Revista Libertas A3 → A2

  • Revista Locus – Revista de História A2 → A1

  • Revista Lumina A4 → A3

  • Lynx – Revista de Educação a Distância da UFJF C → B3

  • Revista Numen A3 → A2

  • Revista Pesquisa e Debate em Educação B1 → A3

  • Revista Darandina B2 → A4

  • Revista de Enfermagem da UFJF C → B3

  • Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática B2 → A4

  • Revista Eletrônica Produção & Engenharia C → B4

  • Revista Ética e Filosofia Política A4 → A2

  • Revista Gatilho C → B3

  • Revista Nava – Revista de Artes, Cultura e Linguagens A4 → A1

  • Revista Práticas de Linguagem C → B2

  • Revista Psicologia em Pesquisa B1 → A4

  • Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios B1 → A4

  • Revista Teoria e Cultura B1 → A4

  • Veredas – Revista de Estudos Linguísticos A3 → A2

  • Zanzalá – Revista Brasileira de Estudos de Ficção Científica B4 → B1

Confira todas as publicações no Portal de Periódicos científicos da UFJF