Enamed 2025 é a primeira edição do exame focado especificamente na avaliação da formação médica (Foto: Carolina de Paula)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) celebra resultados de destaque nas mais recentes avaliações nacionais da educação superior: os cursos de Medicina da UFJF – tanto do campus de Juiz de Fora quanto do campus avançado de Governador Valadares – conquistaram nota máxima (5) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).

Para a pró-reitora adjunta da Prosdav, a nota máxima no Enamed evidencia a excelência da formação médica da UFJF Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O Enamed 2025 é a primeira edição do exame focado especificamente na avaliação da formação médica, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). A avaliação tem por objetivo aferir competências, conhecimentos e habilidades dos estudantes concluintes de Medicina em todo o país, e seus resultados também podem ser utilizados em processos seletivos de residência médica (Exame Nacional de Residência – Enare).

Para a pró-reitora adjunta de Sistemas de Dados e Avaliação (Prosdav), o conceito máximo no Enamed é um importante indicador de excelência na formação médica, pois reflete a qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e dos cenários de prática. Segundo ela, com o novo formato do exame, que amplia o foco na avaliação das competências profissionais e na articulação entre teoria e prática, o resultado ganha ainda mais relevância. “Para a sociedade, representa a formação de médicos mais bem preparados para atuar com ética, competência e compromisso com o Sistema Único de Saúde”, pontua.

Provas do Enamed foram realizadas em outubro de 2025 (Foto: Carolina de Paula)

Impacto e reconhecimento
Das 44 instituições avaliadas no estado de Minas Gerais, somente a UFJF e outras seis universidades públicas receberam nota máxima. Além disso, a UFJF é a única instituição de Juiz de Fora e em Governador Valadares a conquistar nota 5 na avaliação do Enamed, resultado que a coloca entre as instituições de destaque no cenário nacional da formação médica. O resultado ganha ainda mais relevância em um momento em que o MEC intensifica a avaliação dessa área de atuação como forma de garantir a qualidade da formação e da atuação profissional. 

Diretora da Faculdade de Medicina, Ivana Moutinho, ressalta que a nota 5 no Enamed confirma a qualidade do ensino e a formação de alto nível dos estudantes da UFJF.(Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A professora Ivana Moutinho, diretora da Faculdade de Medicina do campus de Juiz de Fora, destaca que o conceito 5 é uma demonstração da qualificação dos estudantes formandos e da qualidade do ensino oferecido pela UFJF. “Esse exame avalia a qualificação dos estudantes e a qualidade do ensino que eles receberam. Por isso, é um grande orgulho para nós e dá visibilidade ao nosso empenho em fazer da educação médica da UFJF um curso de excelência, capaz de formar profissionais de alto nível. Estamos muito felizes e honrados com a qualidade dos estudantes que temos e com a qualidade do curso como um todo”, afirma.

Karine Zanini destaca que a nota 5 no Enamed é uma recompensa especial após 30 anos de trajetória na UFJF (Foto: arquivo pessoal)

A coordenadora do curso de Medicina do campus de Juiz de Fora, Karine Zanini, destaca que a conquista da nota 5 na primeira edição do Enamed tem um valor especial para ela, especialmente por sua trajetória na instituição. “Para mim, essa conquista tem um valor especialíssimo. Eu me formei aqui nessa casa há exatos 30 anos. Depois tive a alegria de retornar como professora e hoje tenho a honra de atuar como coordenadora. Ver essa instituição que me acolheu, me formou e a qual dedico grande parte da minha vida profissional atingindo esse patamar de excelência máxima é a maior das recompensas”, afirma.

Ela reforça que o resultado não é apenas um número, mas a validação do trabalho dos alunos, professores e técnicos. “É o testemunho da qualidade do nosso ensino, da nossa pesquisa, da nossa extensão e do nosso compromisso inabalável com a formação de médicos humanos, competentes e preparados para os desafios do futuro”, completa.

Em Governador Valadares, Adhemar Dias destaca que a nota 5 reflete o valor humano e acadêmico dos estudantes e da construção diária do curso. (Foto: arquivo pessoal)

Em Governador Valadares, o coordenador do curso de Medicina, Adhemar Dias de Figueiredo Neto, afirma que a nota 5 “ultrapassa números e rankings e traduz, sobretudo, o valor humano e acadêmico de quem constrói este curso todos os dias”. Ele destaca que a conquista é, em primeiro lugar, dos estudantes, que mantêm o compromisso com a excelência mesmo diante de limitações estruturais.

O coordenador também ressalta a dedicação do corpo docente, que transforma desafios em oportunidades pedagógicas, e o trabalho dos técnico-administrativos em educação (TAEs), fundamentais para o funcionamento da Universidade. Segundo ele, alcançar a nota máxima no Enamed em um contexto de restrições materiais evidencia “garra, compromisso coletivo e profundo senso de responsabilidade com a educação pública.”