Estão abertas as inscrições para a seleção de alunos do curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública, oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância (Cead). O curso será ofertado na modalidade a distância, 100% on-line, sem encontros ou atividades presenciais.
Ao todo, são disponibilizadas 150 vagas gratuitas, distribuídas entre cinco polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizados nos municípios mineiros de Andrelândia, Barroso, Confins, Conselheiro Lafaiete e Ilicínea.
O público-alvo da especialização são servidores públicos, de qualquer esfera de governo. Com início previsto para a última semana de março, o curso terá duração de 18 meses, incluindo as disciplinas e a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Coordenado pelo professor Victor Paradela, o curso tem como principal objetivo formar e qualificar profissionais em nível superior para o exercício de atividades gerenciais, possibilitando que esses gestores intervenham na realidade social, política e econômica, contribuindo para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro nos âmbitos federal, estadual e municipal.
“Esperamos que o curso impacte positivamente a carreira dos alunos, não apenas proporcionando a percepção de gratificações por aprimoramento, quando previstas nos planos de carreira, mas também favorecendo a elevação do desempenho profissional”, destaca Paradela.
Segundo o coordenador da especialização, a pós-graduação proporcionará aos alunos oportunidades para o desenvolvimento de competências profissionais relacionadas ao exercício de funções na Administração Pública, aliando as melhores teorias à apresentação de situações reais, nas quais fica evidenciada a importância de uma gestão eficiente.
Para se inscrever, é necessário ter concluído um curso de graduação em qualquer área do conhecimento, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou, no caso de formação no exterior, com diploma revalidado por uma universidade pública brasileira. Havendo vagas remanescentes, outros candidatos poderão ser matriculados.
As inscrições podem ser realizadas até as 16h do dia 30 de janeiro, por meio do site do Cead/UFJF, na seção de editais.
A seleção será feita por meio da análise da documentação obrigatória, avaliação da carta de intenção e análise curricular. O resultado final será divulgado no dia 26 de fevereiro, também no site do Cead/UFJF.
Para outras informações ou esclarecimento de dúvidas, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: posead.gpublica@ufjf.br.
