Procedimento Centro Cirúrgico no HU Santa Catarina. (Foto: Comunicação HU-UFJF)

Quatro novos e modernos focos cirúrgicos estão instalados e em funcionamento no Centro Cirúrgico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Resultado de um investimento de R$ R$ 337.220,00, os equipamentos vão contribuir para a assistência, o ensino e a pesquisa.

“A troca dos focos cirúrgicos é um avanço importante para o HU-UFJF e reforça o compromisso do hospital com o cuidado, o aprendizado e a melhoria contínua dos serviços”, afirma o chefe do Setor de Apoio e Diagnóstico Terapêutico, Marcos Nunes. Os novos equipamentos trazem mais segurança e qualidade para a assistência aos pacientes e fortalecem o ensino, oferecendo melhores condições para a formação prática de alunos e residentes. Também proporcionam mais conforto e eficiência para as equipes durante os procedimentos, completa.

Os focos recém-instalados empregam iluminação em LED, que oferece maior durabilidade, melhor qualidade de luz, menor emissão de calor – auxiliando no controle térmico das salas cirúrgicas – e maior eficiência energética, alinhando-se às políticas de sustentabilidade da Ebserh. Outro diferencial importante é que um deles possui compatibilidade com sistema de câmera, permitindo gravação e transmissão de cirurgias. “Esse recurso qualifica a formação de residentes e estudantes de graduação, amplia a possibilidade de observação de procedimentos em tempo real e contribui para a disseminação do conhecimento entre os profissionais em formação”, salienta a chefe do Setor de Engenharia Clínica, Fernanda Vieira.

Além dessa modernização, houve pintura das salas cirúrgicas e outros reparos, explica o engenheiro civil Lucas Fiegenbaum. Foi revitalizada a pintura das quatro salas de cirurgia do bloco, bem como do corredor que interliga essas salas. Também foi feito o fechamento da parede do setor de Processamento de Material Esterelizado (PME) com drywall resistente à umidade. “A equipe de manutenção conseguiu atender essa importante demanda, em um setor crítico, com um prazo para execução enxuto, entregando um serviço que impactará positivamente na segurança de profissionais e pacientes”, afirma. O engenheiro também ressalta a integração entre as equipes da Infraestrutura Física, Engenharia Clínica e Bloco Cirúrgico, que conjuntamente colaboraram para o sucesso na execução desse serviço.

Camila Militão, chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico e Processamento de Materiais Esterelizados, enfatiza a importância da reforma. “As ações foram um esforço conjunto de diversas áreas, corroboram diretamente para segurança do paciente e facilitam o desenvolvimento laboral da equipe cirúrgica”, salienta.

As equipes assistenciais já estão notando a diferença no dia a dia do trabalho, de acordo com a responsável pelo Serviço de Cirurgia Plástica, Darlen Vieira. Segundo a médica, “a cirurgia plástica é uma especialidade construída em detalhes. Por isso, a modernização dos focos cirúrgicos representa um avanço significativo: dependemos profundamente de uma iluminação precisa para garantir segurança e excelência nos resultados. Equipes cirúrgicas e pacientes certamente se beneficiam desse aprimoramento”, finaliza.