
Dois professores e quatro mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da UFJF-GV organizam a obra. (Imagem: Divulgação)
Um livro organizado por professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPgCAS) do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promete ser um importante aliado no cuidado da pessoa com obesidade. Disponível gratuitamente no formato e-book, a obra conta com a participação de pesquisadores de várias instituições do país.
A principal característica da publicação é a interdisciplinaridade. Ao longo de oito capítulos, apresenta discussões sobre temáticas diversas: o estigma de peso por parte de profissionais de saúde, a importância do exercício físico para pessoas com obesidade, aspectos correlatos à saúde bucal, em especial, a relação da saúde bucal com a obesidade, bem como aspectos nutricionais e fisioterápicos em pessoas com obesidade.
Segundo Lisa Morais Fernandes Oliveira, ‘Caminhos para a saúde: abordagem interdisciplinar em obesidade’ se diferencia dos manuais já existentes sobre obesidade por abordar o tema “de forma humanizada e não estigmatizante, promovendo uma nova perspectiva sobre o cuidado da pessoa com sobrepeso/obesidade”. Ainda de acordo com a mestranda do PPgCAS e uma das organizadoras do livro, a obra “está ancorada nas diretrizes e conhecimentos mais atuais para o cuidado da pessoa gorda”.
Além de Oliveira, as estudantes Aline de Souza Queiroga, Bianca Rossi Botim e Maria Eduarda Passos Silva e os professores Pedro Henrique Berbert de Carvalho e Luís Fernando Deresz também atuam como organizadores da publicação, que foi produzida graças ao edital 01/2024 das pró-reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) e Extensão (Proex) da UFJF.
Para ler o e-book na íntegra, clique aqui.
