O projeto “Oficina Samba para Todas – Acessibilidade cultural na roda de samba” está com inscrições abertas para mulheres com deficiência que desejam participar ativamente da música e da celebração do ritmo. As inscrições podem ser feitas pelo Instagram @msambadasmulheresnapracajf. A iniciativa une inclusão, música e empoderamento feminino e foi aprovada pelo edital Murilo Mendes (Murilão), através da Funalfa e da Prefeitura de Juiz de Fora.
A proposta prevê oficinas gratuitas de instrumentos de roda de samba – como surdo, tantan, pandeiro, tamborim e chocalho – voltadas para mulheres com deficiência que residam em Juiz de Fora. Serão oferecidas vagas para mulheres usuárias de cadeira de rodas, mulheres com nanismo, mulheres com deficiência visual e mulheres com deficiência auditiva. Ao final, as participantes integrarão três grandes rodas de samba promovidas pelo Movimento Samba das Mulheres na Praça (MSM), que há dois anos ocupa espaços públicos da cidade levando música, história e cultura popular.
Três das quatro oficinas planejadas para o projeto já foram realizadas no Colégio Cem, na Associação dos Cegos e no Educandário Carlos Chagas. Agora, chegou a vez da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entrar nessa “batucada” repleta de aprendizado e resistência. As atividades acontecerão na Faculdade de Letras nos dias 13, 20 e 27 de janeiro.
Mais do que um projeto musical, a ação pretende provocar transformações sociais e atitudinais. Além do aprendizado musical, o movimento busca chamar atenção para a importância da acessibilidade cultural e espacial da cidade, incentivar mudanças de postura na sociedade e inspirar outros municípios a seguirem o mesmo caminho.

Ao final, as participantes integrarão três grandes rodas de samba promovidas pelo Movimento Samba das Mulheres na Praça.
“Queremos que todas as mulheres tenham o sentimento de pertencimento, de igualdade de oportunidades e de empoderamento. Acreditamos que a acessibilidade cultural é um direito e uma forma de transformar realidades”, afirma Andrea Melo, idealizadora do Movimento e do Projeto.
Serviço
Projeto: Oficina Samba para Todas – Acessibilidade cultural na roda de samba
Atividades: Oficinas de instrumentos de samba para mulheres com deficiência + 3 rodas de samba acessíveis em praças de Juiz de Fora.
Público da oficina: mulheres com deficiência.
Público das rodas: comunidade em geral. Nessas rodas, essas mulheres da oficina tocarão participando junto com as mulheres do Movimento.
Local e datas das oficinas: UFJF – Faculdade de Letras, dias 13, 20 e 27/01
Inscrições: através do Instagram @msambadasmulheresnapracajf
Para dúvidas e esclarecimentos: enviar mensagem para o Instagram @visueldumelo

