Dados apresentados revelam que as taxas de formação no Brasil não atingem 40% dos ingressantes, tanto no setor público quanto no privado ( Foto: Iris Faria/UFJF)

A Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, periódico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), acaba de publicar o dossiê “Políticas de educação superior: as perspectivas e os desafios do acesso e da permanência de estudantes”. O dossiê integra o Volume 27 (2025) – Edição Comemorativa dos 60 anos do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF e reúne artigos de pesquisadores de diferentes regiões do país que analisam as tensões, os avanços e os desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior no Brasil, com foco nas políticas de acesso e, sobretudo, de permanência estudantil.

Organizado pelos professores Cassiano Caon Amorim, da Faculdade de Educação da UFJF e ex-pró-reitor de Graduação (2016-2024), e Edineide Jezine, da Universidade Federal da Paraíba, o dossiê chega em momento estratégico, marcado pela promulgação da Lei Complementar nº 220/2025, que instituiu o Sistema Nacional de Educação (SNE). A Lei Complementar estabelece normas para a cooperação entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios na elaboração e implementação de políticas educacionais, visando articular os sistemas de ensino para garantir igualdade de condições e qualidade da educação em todo o país, incluindo a educação superior.

A coletânea aborda um desafio central: garantir não apenas o ingresso dos estudantes, mas sua permanência e conclusão dos cursos com qualidade. Dados apresentados revelam que as taxas de formação no Brasil não atingem 40% dos ingressantes, tanto no setor público quanto no privado. Os organizadores alertam que o desafio “não é meramente o de matricular, mas construir uma conexão forte entre a porta de entrada das instituições de educação superior e a diplomação, por meio de políticas de permanência que sejam efetivas, equitativas e adaptadas ao novo perfil estudantil”.

Acesse o dossiê completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstr/view/1881umento/issue

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