Professores do Instituto de Artes e Design (IAD) e da Faculdade de Educação (Faced), participam do segundo volume do Léxico da Arte-Educação Brasileira, lançado em novembro durante o Congresso da Federação de Arte-Educadores do Brasil, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A iniciativa surge da necessidade de obras que apresentassem e sistematizassem os sentidos e significados dos principais termos recorrentes em produções diversas sobre o Ensino da Arte.

Juntos, os volumes um e dois reúnem 59 verbetes de vasta gama de conceitos teóricos e práticos, com contribuições de diversos professores e pesquisadores brasileiros e internacionais. Entre eles, os docentes da UFJF, Annelise Nani, Olga Egas, Marcus Medeiros e Francione Oliveira Carvalho. As obras oferecem um grande panorama sobre as bases conceituais e políticas que estruturam o ensino e a pesquisa em arte-educação no Brasil, com foco na crítica a perspectivas eurocêntricas e na valorização da diversidade cultural.

De acordo com o professor Francione Carvalho, obras oferecem panorama sobre as bases conceituais e políticas em arte-educação, com foco na crítica a perspectivas eurocêntricas e na valorização da diversidade cultural (foto: Carolina de Paula).

Segundo o docente da Faculdade de Educação e membro da diretoria da Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEB), Francione Oliveira, a participação da UFJF mostra o reconhecimento desses pesquisadores não só no campo da arte e da educação, mas perante à comunidade acadêmica.

O Léxico é destinado a pesquisadores, professores da rede de ensino, licenciandos e outros profissionais que atuam nas diversas linguagens artísticas e que lidam com esse vocabulário diariamente. Ao sistematizar termos, conceitos e expressões, o material também evidencia disputas históricas, políticas, educacionais e artísticas dessa linguagem. E, desse modo, abre espaço para outros modos de entendimento, até mesmo para aqueles que já têm intimidade com eles.

“Por mais que a gente tenha conceitos já presentes, há também grande diferença de abordagens metodológicas dentro do campo. Até porque é um campo que engloba várias linguagens da arte, como o teatro, a dança, a música, as artes visuais e o cinema. E, em cada uma dessas linguagens, há também uma diversidade de abordagens”, explica Carvalho.

O campo problematiza e opera no diálogo entre as áreas, por meio do ensino da arte nas escolas e também em museus, galerias e ONGs, por exemplo. “O objetivo principal (do Léxico) é mostrar que essa área, da arte-educação, é consolidada”. Os livros físicos podem ser baixados gratuitamente ou comprados no site da Editora CRV.