O Censo da Pós-Graduação stricto sensu, ano-base 2025, está disponível e o formulário para a atualização de dados já pode ser acessado na Plataforma Sucupira.  Docentes e discentes de pós-graduação, pesquisadores em estágio pós-doutoral e coordenadores dos programas de pós-graduação têm até o dia 26 de fevereiro de 2026 para preencher o formulário.

Cada coordenador de PPG é responsável por acompanhar e garantir o preenchimento pelos integrantes de seu Programa.

O censo é considerado completo quando cada Programa de pós-graduação alcança pelo menos 95% de respostas — índice necessário para a homologação do relatório anual e para a manutenção do acesso a auxílios e programas da Capes. Desta forma, reforçamos a importância do preenchimento imediato, garantindo o acompanhamento e contato com eventuais não respondentes. A colaboração de todos é fundamental para o andamento institucional da pós-graduação.

O acesso ao formulário é realizado pela plataforma utilizando a conta gov.br. Ao entrar no sistema, cada participante deve verificar e editar seus dados pessoais e acadêmicos, confirmar o e-mail fornecido e atualizar dados como raça/cor, cidade de nascimento, endereços, idiomas, vínculos profissionais e outros registros necessários. Também é importante conferir os identificadores acadêmicos como Lattes, ORCID, Web of Science e Scopus.

Realizado todos os anos, o censo reúne informações essenciais sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu a partir das declarações feitas pelas próprias instituições. A coleta dos dados ocorre de forma descentralizada e resulta na produção de indicadores estatísticos que permitem compreender o cenário da pós-graduação no país. Esses dados servem de base para a elaboração e o aprimoramento de políticas públicas voltadas ao planejamento e à avaliação desse nível de ensino. Para a UFJF, o preenchimento adequado significa mais do que atender a uma exigência, é garantir que o trabalho realizado na instituição seja representado de forma fiel nos processos de avaliação da Capes.

Todas as informações fornecidas são protegidas conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo segurança e privacidade durante todo o processo.

A prestação das informações é obrigatória e as coordenações dos PPGs têm um papel fundamental na condução do processo, monitorando o preenchimento dos dados dos integrantes de cada programa e garantindo que as informações enviadas estejam completas e consistentes. Ou seja, cada coordenador de PPG é responsável por acompanhar e garantir o preenchimento pelos integrantes de seu Programa.

A divulgação dos resultados está prevista para 16 de novembro de 2026. O canal oficial de comunicação para dúvidas e suporte é o e-mail: falecomdav@capes.gov.br

O cadastro já deve ser feito pelos links abaixo:

Link para docente

Link para discente