Na tarde deste sábado, 6 de dezembro, cerca de 7.000 estudantes estiveram em Governador Valadares e deram mais um passo rumo ao seus futuros profissionais. Distribuídos entre 18 instituições de ensino, eles realizaram o primeiro dia de prova da edição 2026 do Pism. Para os estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio, que fizeram os Módulos I e II, hoje foi dia de testar os conhecimentos de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. Já os estudantes do Módulo III fizeram provas de Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática.
Este ano quase 50% de todos os inscritos no Pism são do Módulo I, ou seja, realizam o processo de seleção pela primeira vez. É o caso de Kamilly Teodoro da Silva, de 16 anos, que veio da cidade de Nacip Raydan, que fica a quase 100 km de Governador Valadares. Acompanhada do avô Geraldo, a jovem destacou a importância da prova. “Sou a primeira da família a tentar um processo de seleção. E me interessei muito pelo modelo do Pism. Eu estava mais nervosa há alguns dias, mas hoje dormi melhor e cheguei tranquila para o teste”, afirma Kamilly.
Os amigos Zaira Emanuelle Rocha Bastos, de 16 anos, Lívia Amélia dos Reis, Davy Miguel Rodrigues e Ana Ester Alves, de 15 anos, são da E. E. Dona Canuta Rosa de Oliveira Barbosa, de Ipatinga. Os quatros também irão fazer o Módulo I do Pism e estão contando com o apoio de outros colegas. O grupo alugou uma chácara na cidade, para que pudessem ficar melhor acomodados e evitar a logística nos dois dias de prova. “Alguns professores e pais, com mais disponibilidade, estão nos acompanhando. Para nós está sendo muito importante esse apoio. Temos o suporte dos responsáveis e também podemos conversar sobre a prova com colegas mais experientes”, lembrou Ana Ester.
Aline Elvira de Oliveira Gomes, 16 anos, e Lavínia Pinheiro Vieira, de 15 anos, são de Conselheiro Pena. A dupla veio com um grupo de quase 60 pessoas, distribuídos em três vans. Durante a viagem, as duas criaram mais intimidade. “Eu gostei muito da oportunidade de vir em grupo. Além de ser mais divertido, um apoia o outro e ficamos mais tranquilos para não nos perdemos na cidade”, diz Aline.

Jeniffer Teixeira Rufino, ao lado do marido Odilei Rufino Pereira. No centro, a filha Taila (Foto: Flávia Carvalho)
As expectativas de primeira vez também acontecem com os pais e responsáveis. Jeniffer Teixeira Rufino é mãe da estudante Taila Vitória de Melo, de 15 anos. Para Jeniffer a realização da filha não tem preço. “Nossos esforços caminham para que ela possa realizar grandes sonhos. Há coisas que fazemos por eles que não faríamos nem por nós mesmos”, lembra a Jeniffer.
Para o atendimento a todos os estudantes, um número considerável de profissionais trabalham nos dois dias de prova. Entre esses profissionais estão os fiscais de sala, que atuam diretamente na aplicação da prova. O trabalho é sempre desenvolvido em dupla e há o cuidado dos aplicadores novatos estarem acompanhando de pessoas mais experientes. Este é o caso da dupla Brenda Pires Ferreira e Brian dos Santos March, que estão atuando na E. E. Professor Nelson de Sena. Brenda já foi fiscal de corredor em outras edições do Pism. É a primeira vez que está em sala e conta com o apoio de Brian, que já atuou como fiscal outras vezes. “Trabalhando junto ao Brian, eu me sinto mais segura, pois consigo tirar algumas dúvidas, tornando o processo mais tranquilo para os participantes”, garante Brenda.
Neste domingo acontece o segundo dia de provas. E a rotina será a mesma: os portões abrem às 12h e fecham às 13h. E as provas têm início às 13h30.




