
Equipe da UFJF estará posicionada em pontos estratégicos nos locais de prova para orientar os candidatos (Foto: Carolina de Paula)
Serão 103 locais de aplicação distribuídos entre Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Três Rios. Os portões serão abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h. É indispensável que os candidatos se informem com antecedência sobre o endereço e a rota até o local de prova, evitando se basear apenas em aplicativos como Google Maps e Waze, já que o trânsito costuma ficar muito intenso em todas as cidades no dia do exame.
O campus da UFJF, em Juiz de Fora, reunirá o maior número de participantes: mais de 7 mil estudantes realizarão as provas no local. Para receber esse público, haverá um esquema especial de trânsito, reforço no transporte coletivo e o posicionamento de equipes de apoio em locais estratégicos.
Além disso, os candidatos com atendimento especial farão provas dentro do campus, no Instituto de Ciências Humanas (ICH), em Juiz de Fora, e na Escola Estadual Israel Pinheiro, no campus avançado de Governador Valadares.

Candidatos precisam levar documento com foto e caneta preta ou azul, além de ficar atentos ao local da prova (Foto: Carolina de Paula)
Documentos
O participante deve apresentar um documento oficial de identificação com foto — carteira de identidade, passaporte, carteira nacional de habilitação (CNH) ou carteira de trabalho — em sua versão física. Também serão aceitas as versões digitais da carteira de identidade e da CNH, desde que acessadas exclusivamente pelos aplicativos oficiais ou pelo site Gov.br.
Não serão aceitas cópias autenticadas, fotos digitalizadas, capturas de tela ou qualquer imagem do documento exibida na galeria do celular. No caso do uso da versão digital, o aparelho deve estar com conexão de internet habilitada, pois a UFJF não disponibiliza rede wi-fi nos locais de prova.
O participante impossibilitado de apresentar o documento original nos dias de prova devido a extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 30 dias da data da prova e se submeta à identificação especial, com coleta de dados e assinatura em formulário próprio.
Excepcionalmente, o candidato que perder o documento no trajeto até o local de prova deverá apresentar o boletim de ocorrência realizado on-line e submeter-se à identificação especial, com coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

Candidatos com cabelos longos devem mantê-los presos, com as orelhas à mostra (Foto: Carolina de Paula)
O que pode e o que não pode?
Uma dica importante é ir com roupa confortável. Também é permitido levar celular, desde que o aparelho esteja desligado e seja entregue ao fiscal na entrada da sala, antes do início das provas. O candidato deverá guardar, na embalagem fornecida pela fiscalização, o telefone e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, além de objetos pessoais como bolsas, carteiras e chaves.
A prova deve ser realizada com caneta esferográfica azul ou preta, de materiais transparentes.
Os estudantes podem levar alimentos, álcool em gel transparente e sem rótulo, líquidos em garrafa transparente sem rótulo e medicamentos de uso necessário.
É proibido também a utilização de lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pendrives, aparelhos de mp3 ou similares, gravadores, relógios de qualquer tipo, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
Candidatos com cabelos longos devem prendê-los, deixando as orelhas visíveis. Nesse caso, é recomendável já ir com o cabelo preso ou levar um elástico.
Todas as orientações referentes a itens permitidos e proibidos estão detalhadas no edital.
Sabatistas
Assim como nos anos anteriores, os candidatos sabatistas devem comparecer ao local de prova no mesmo horário dos demais participantes, permanecendo em sala até o início da aplicação. A prova de sábado será realizada após o pôr do sol, com início às 18h30 e término às 22h30.
Para sabatistas com dilação de tempo, o encerramento será às 23h30. A aplicação das provas para esse grupo ocorre exclusivamente na Faculdade de Letras, no campus da UFJF.
Conteúdos
O Pism é aplicado ao final de cada ano do Ensino Médio e avalia conteúdos referentes ao módulo cursado pelo candidato, de acordo com o programa divulgado no edital. Os módulos I e II possuem estrutura semelhante, enquanto o módulo III tem formato diferenciado e maior peso no processo seletivo.
No sábado, os candidatos dos módulos I e II realizam provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. No domingo, respondem às questões de Literaturas, Biologia, Física e História.
Já os participantes do módulo III fazem, no sábado, provas objetivas de Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática, além das discursivas específicas da área de conhecimento correspondente ao curso escolhido. No domingo, realizam as objetivas de Física, Química, Geografia e História, acompanhadas novamente das discursivas específicas da área.
As áreas de conhecimento para o módulo III são organizadas da seguinte forma:
- Economia e Administração: discursivas de Língua Portuguesa, Matemática, Sociologia, Geografia, História e Filosofia
- Exatas: discursivas de Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química
- Humanas: discursivas de Língua Portuguesa, Literaturas, Sociologia, História, Geografia e Filosofia
- Saúde: discursivas de Língua Portuguesa, Biologia, Física e Química
Todos os candidatos do módulo III respondem ao mesmo número total de questões, independentemente da área escolhida.
Não sabe a qual área pertence o curso para o qual você está concorrendo? As informações completas estão disponíveis no edital.
Pism em números
Leia mais: UFJF e órgãos municipais se preparam para os dias de Pism
Acompanhe as redes sociais da UFJF
Facebook UFJFoficial;
Instagram @ufjf;
X @ufjf_.




