Entre os dias 1º e 5 de dezembro, acontece a 41ª Semana de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com o tema: “Passado silenciado, legado incontornável: as múltiplas faces da mulher na História e a luta por um lugar de protagonismo”. As inscrições podem ser feitas no site do evento.
Pioneira no país, a Semana de História da UFJF é realizada anualmente desde 1979, focada na produção de conhecimento em história, com destaque tanto para a historiografia quanto para o ensino. O evento é organizado inteiramente por estudantes e conta com o suporte do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFJF, de caráter formativo, participativo e democrático.
De acordo com Gabriela Rodrigues de Almeida, diretora de Comunicação da Semana, o tema principal de cada edição é, por tradição, proposto e selecionado pelos próprios estudantes. Isso garante que o evento esteja em sintonia com inquietações contemporâneas e com os debates que permeiam o campo histórico.
“O tema deste ano reflete uma preocupação crescente com a necessidade de revisitar, problematizar e ampliar as narrativas históricas tradicionais. Ao abordar as múltiplas faces da mulher na história, esta edição busca não apenas dar visibilidade às trajetórias femininas, frequentemente marginalizadas ou apagadas, mas também promover uma reflexão crítica sobre como esses silenciamentos moldam a compreensão contemporânea sobre o papel das mulheres na sociedade”, aponta Gabriela.
A programação conta com oficinas, minicursos e mesas-redondas, e visa fomentar debates, aproximar pesquisadores, estudantes e professores e fortalecer uma visão historiográfica mais inclusiva, sensível às desigualdades e comprometida com a visibilidade de sujeitos historicamente silenciados.
Mais informações:
