A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, no dia 27 de novembro, a professora Michelle Cannon, da University College London (UCL). A pesquisadora britânica apresentará uma palestra aberta ao público sobre práticas de educação cinematográfica e midiática com o título “Artes híbridas e mídias criativas para a advocacia social: animação em stop motion”. O evento acontece às 16h, no auditório do Instituto de Artes e Design (IAD).

Para a professora do IAD, Letícia Perani, o stop motion é uma ferramenta criativa e acessível para ser usada no ensino. Utilizando materiais simples como papel, massinha, biscuit ou outros elementos flexíveis, a técnica permite a criação de cenas quadro a quadro por meio de fotografias, depois transformadas em vídeo. No contexto educacional, pode aproximar estudantes dos processos de produção midiática.

Em um cenário no qual plataformas como YouTube e TikTok ocupam grande parte do consumo audiovisual dos jovens, compreender como essas mídias são produzidas favorece o pensamento crítico, segundo a professora. “Proporciona aos alunos e alunas conhecer mais sobre os ambientes de mídia, como os conteúdos que eles consomem são produzidos”, além de estimular criatividade, expressão artística e autonomia.

No Brasil, a infraestrutura escolar e a formação docente ainda são entraves para a implementação de projetos envolvendo mídias digitais e analógicas. De acordo com Perani, muitas escolas até dispõem de equipamentos, mas falta preparo técnico para utilizar tais recursos em atividades pedagógicas. Nesse sentido, destacou a presença da professora britânica, que apresentará estratégias acessíveis para o uso da animação em sala de aula, projetos de educação cinematográfica e midiática, mostrando formas de incluir cinema, mídia e animação no currículo escolar. 

Utilizando materiais acessíveis e de baixa tecnologia, como papéis, celulares, luzes e aplicativos gratuitos, Cannon oferecerá aos participantes um conjunto de atividades práticas, que permitem transformar conhecimentos já adquiridos sobre imagem em movimento em ferramentas conscientes de produção e interpretação. A ideia é mostrar, ainda, a importância do audiovisual para as novas práticas de alfabetização, preparando crianças e jovens para interagir de maneira crítica e criativa com o ambiente de mídia em que vivem.

Sobre a convidada

Michelle Cannon leciona Artes e Educação Midiática no UCL Institute of Education, Londres, co-liderando o módulo de Narrativa Digital no mestrado em Mídia Digital. Lecionou inglês na Espanha, Itália, França, Hungria e Brasil, depois se requalificou como web designer. Trabalhou em sites escolares, envolvendo crianças pequenas em design e conteúdo. Atualmente, pesquisa educação em cinema e mídia com professores, crianças e jovens, focando em artes midiáticas críticas e criativas e novas alfabetizações. Etnógrafa experiente, Cannon utiliza métodos visuais e participativos de investigação, e colaborou em programas educacionais internacionais, incluindo o desenvolvimento de um Marco Internacional de Alfabetização Cinematográfica.