Na última quinta-feira, 13, aconteceu a 51ª reunião ordinária do Conselho Gestor, órgão deliberativo do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Os principais pontos da pauta foram as apresentações de relatórios de dois grupos de trabalho.
O grupo de trabalho Rede de Pesquisa em Saúde apresentou o relatório sobre a integração da UFJF-GV à rede de pesquisa em saúde do Rio Doce. Instituído pela portaria DIRGV/UFJF n.º 75, de 21 de julho de 2025, esse grupo tinha a atribuição de elaborar uma proposta que articulasse a participação do campus na rede gerenciada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A expositora foi a conselheira Clarice Lima Álvares da Silva.
Outro relatório apresentado foi aquele produzido pelo grupo de trabalho Hospital Universitário, instituído pela portaria DIRGV/UFJF n.º 76, de 21 de julho de 2025. Tendo como expositor o conselheiro Leandro Morais Cardoso, o documento apresenta um plano institucional para a implantação de um hospital universitário no campus, sob a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A proposta inicial era elaborar uma proposta de captação de recursos e demais ações necessárias à criação da unidade, que funcionaria como um hospital-escola.
Ambos os relatórios dos grupos de trabalho foram aprovados pelos conselheiros. Na mesma reunião, foi empossado, como representante dos discentes, José Geraldo Bermudes Neto, que irá ocupar a cadeira de Arthur Eduardo Fonseca Campos. O novo conselheiro foi indicado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).
