A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inaugurou nesta terça-feira, 4, o novo Laboratório de Análises Clínicas e o prédio de salas de aula do setor H da Faculdade de Farmácia, a ser compartilhado também por outros cursos. As obras, iniciadas em 2019, ampliam a capacidade de aulas e práticas laboratoriais voltadas à graduação e à pós-graduação, fortalecendo o ensino, a pesquisa e a integração entre cursos da área da saúde.
O conjunto de obras faz parte de um projeto, aprovado pelo Conselho Superior (Consu),e inclui três frentes: o Laboratório Central Bio, já inaugurado; o prédio de salas de aula do setor H; e o novo espaço para o Laboratório de Análises Clínicas, agora entregue à comunidade acadêmica.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da reitora Girlene Alves, pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas. Girlene apresentou uma visão geral do processo de construção do prédio e de como ele atendeu às demandas da Universidade.
“Entendemos qual seria o impacto não apenas para a Faculdade de Farmácia e a Faculdade de Enfermagem, mas também no compartilhamento do espaço e na resposta às demandas dessas duas unidades acadêmicas. Acredito que precisamos destacar esse momento, especialmente para reforçar os esforços daqueles que se dedicaram a apresentar a proposta.”
O diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério, explica que a conclusão das obras representa um avanço importante para a unidade. “O prédio de salas de aula era uma demanda antiga, especialmente da Faculdade de Farmácia, que ainda ocupava o mesmo espaço construído na década de 1980. Com a ampliação, conseguimos melhorar as condições de ensino e acomodar turmas maiores, com salas amplas, equipadas e arejadas”.
O prédio possui seis salas de aula, cada uma com capacidade para 80 alunos, e será usado também pelas faculdades de Enfermagem e Medicina. Outros cursos também podem solicitar o agendamento das salas.
A vice-diretora da Faculdade de Enfermagem, Kelli Borges, parabenizou a gestão pela conclusão do edifício. “Esse espaço irá proporcionar mais conforto e espaço para nossos docentes e discentes. Portanto, sou muito grata à administração por essa grande conquista.”
Laboratório fortalece formação e pesquisas

Novo espaço irá abrigar o Laboratório de Análises Clínicas, referência para exames de todo estado de Minas Gerais
O novo Laboratório de Análises Clínicas foi projetado para atender demandas mais recentes da formação prática dos estudantes de Farmácia, além de projetos de pesquisa e extensão. A estrutura do antigo laboratório usado para este fim foi desativada no início dos anos 2000. A criação do novo espaço segue as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2017, que reforçam a obrigatoriedade da formação em análises clínicas durante a graduação.
“Esse laboratório foi construído especialmente para atender às aulas práticas da graduação, que são essenciais à formação do farmacêutico. Antes, os alunos realizavam essas atividades apenas no Hospital Universitário Dom Bosco. Agora, eles contam com um espaço próprio dentro da Faculdade”, afirma Silvério.
Durante a pandemia de Covid-19, o laboratório foi incorporado à Rede de Laboratórios de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, ampliando sua atuação. Atualmente, atende grande parte do estado fazendo as análises dos testes para diversas doenças, entre elas, HIV, hepatite e tuberculose.
“O laboratório foi pensado para o ensino, mas passou a desenvolver também atividades assistenciais e de pesquisa. Ele permite o desenvolvimento de investigações nas áreas de microbiologia, hematologia, imunologia e parasitologia clínica”, complementa o diretor.

