Milhões de estudantes brasileiros iniciam, neste domingo, 9, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O desempenho no exame pode garantir uma vaga em um dos cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nos campi Juiz de Fora e Governador Valadares, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para concorrer às milhares de vagas disponibilizadas pela UFJF, os candidatos devem participar dos dois dias de provas do Enem e, depois, acompanhar o cronograma do Governo Federal para inscrição no Sisu, prevista para janeiro de 2026.

O local de provas do Enem pode ser consultado na Página do Participante do Governo Federal. No dia 9, os candidatos fazem provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação; já no dia 16 é a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza. Confira a cartilha disponibilizada pelo Governo sobre a redação do Enem

É essencial que os participantes levem documento oficial com foto, caneta esferográfica preta de material transparente e cheguem aos locais com antecedência, evitando imprevistos. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h.

Novidades no Sisu

A utilização da nota do Enem durante o Sisu permite que estudantes de todo o país concorram a vagas em diferentes instituições federais, escolhendo até duas opções de curso conforme seu perfil (grupo de ampla concorrência ou cotas) e desempenho.

No caso da UFJF, a instituição oferece mais de 80 cursos de graduação nas áreas de Ciências Humanas, Exatas, Saúde, Artes, Engenharias e Tecnologia. Além do ingresso, a Universidade desenvolve políticas de inclusão e assistência estudantil voltadas à permanência, com auxílios e bolsas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Uma das mudanças anunciadas recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) é a possibilidade do candidato utilizar no Sisu o seu melhor resultado nas três últimas edições do Enem: 2023, 2024 e 2025.

Isso significa que candidatos que tenham realizado o Enem em anos anteriores poderão disputar as vagas do Sisu de janeiro de 2026 considerando sua nota mais alta, e não necessariamente a nota da última edição, como era até então. O sistema fará essa consulta de forma automática. A regra não se aplica a estudantes que fizeram o Enem como treineiros: é necessário que o participante já tenha concluído o Ensino Médio para participar da seleção.

“Aqui na UFJF, 50% das vagas são destinadas ao Sisu para todos os cursos de graduação, tanto do campus de Juiz de Fora, quanto em Governador Valadares. Então, a gente entende que essa mudança é muito positiva, pois possibilita que os estudantes possam fazer a utilização dessas notas e ampliar as suas possibilidades de acesso”, comenta a pró-reitora de Graduação da UFJF, Katiúscia Antunes, sobre a recente mudança. 

Outra novidade é que, a partir desta edição, as notas do Enem voltam a ser utilizadas para certificação de conclusão do Ensino Médio e para a declaração parcial de proficiência, desde que o participante atenda aos requisitos mínimos definidos. 

De acordo com a Portaria nº 382/2025, são eles: ter, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova do exame; obter nota igual ou superior a 450 pontos em cada área de conhecimento; e alcançar pelo menos 500 pontos na prova de redação.

A declaração parcial de proficiência pode ser usada para comprovar conhecimento em áreas específicas, mesmo que o estudante ainda não tenha finalizado formalmente o ensino médio.