Uma mostra promovida pelo campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) nas próximas quarta (5) e quinta (6) vai possibilitar aos estudantes, professores, técnicos administrativos e trabalhadores terceirizados um olhar mais atento e integrado acerca das diversas iniciativas institucionais em ensino, pesquisa, extensão e inovação. A primeira edição do ‘Espiaqui’ (antiga Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade) acontece no Teatro Atiaia, de 7h30 às 18h.

O evento conta com apresentação de trabalhos, instalações artísticas e pedagógicas e rodas de conversa sobre as ações desenvolvidas pela comunidade universitária em diálogo com a sociedade.

O ‘Espiaqui’ abriga a 8ª Mostra de Ações de Extensão, o 31º Seminário de Iniciação Científica e o 3º Simpósio de Pós-Graduação e Pesquisa e o Simpósio de Inovação, Divulgação e Empreendedorismo Acadêmico (Idea).

Segundo Isabel Cristina Gonçalves Leite, uma das organizadoras do ‘Espiaqui’, o nome do evento representa justamente o seu objetivo, que é estimular a sociedade a espiar a diversidade de produções da UFJF. “No mesmo espaço e momento, a universidade apresenta para a sociedade aquilo que ela pode fazer nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação e atrair a comunidade para esses potenciais. É para a sociedade olhar o que acontece nos muros da universidade”, enfatiza a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa.

Na avaliação do coordenador Acadêmico da UFJF-GV, “mais do que uma mostra acadêmica, o evento expressa a força e a vitalidade de uma universidade que cresce em diálogo com a sociedade”. Alex Sander de Moura também destaca que, “além de fortalecer a articulação interna entre docentes, discentes e técnicos, a mostra tem um papel fundamental ao aproximar a universidade da comunidade externa, permitindo que a sociedade conheça e reconheça o impacto transformador das ações desenvolvidas no campus”. E finaliza: “Cada projeto apresentado no Espiaqui é a prova viva da capacidade, do talento e do comprometimento de todos que fazem parte dessa caminhada”.

Para conferir a programação completa do evento, clique aqui.

Para participar como ouvinte, basta realizar a inscrição, no Teatro Atiaia, no mesmo dia do evento.