Erecom busca compartilhar vivências com especialistas em comunicação relacionada com a preservação/defesa ambiental e assuntos da COP-30 (Foto: UFJF)

A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, entre 3 e 7 de novembro, a 22ª edição do Encontro Regional de Comunicação (Erecom). Com o tema “Comunicação e Emergência Climática”, o evento se consolida como um dos principais espaços de reflexão e troca de experiências sobre o papel da comunicação diante dos desafios ambientais contemporâneos. O evento é aberto ao público e pode ser participado por qualquer pessoa interessada na temática. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas on-line. Também será possível se inscrever presencialmente durante o evento.

Reunindo estudantes, pesquisadores, profissionais e representantes de movimentos sociais, o Erecom propõe discutir como a comunicação pode atuar na mobilização social, na construção de narrativas transformadoras e na promoção da sustentabilidade. A programação contempla múltiplas perspectivas — técnicas, éticas, sociais e políticas — e integra os cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet (RTVI), além do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF (PPGCom).

Durante cinco dias, o evento contará com oficinas, painéis, talk shows, mostras audiovisuais, grupos de trabalho (GTs) e atividades culturais, explorando as conexões entre comunicação, ciência, meio ambiente e sociedade. O encontro homenageia figuras importantes da luta socioambiental e encerra sua programação com vivências ao ar livre no Jardim Botânico da UFJF.

Fábio Nascimento é fotógrafo e cineasta documental, tendo como seus principais temas meio ambiente e ciência (Foto: divulgação)

Programação
A programação completa do XXII Erecom já está disponível no caderno oficial e reúne uma série de atividades que promovem reflexão, aprendizado e trocas de experiências. Entre os destaques estão talk shows, rodas de conversa, minicursos, painéis com especialistas, movimentos sociais e participações ao vivo da COP-30, além de uma visita ao Jardim Botânico da UFJF, que encerra o evento na sexta-feira,7.

A programação tem início na segunda-feira, 3, às 14h, com a abertura oficial do evento, seguida da mesa “A comunicação como agente de mudança: rumo à COP 30”, com o premiado cineasta documental Fábio Nascimento.

Fábio Nascimento é fotógrafo e cineasta documental brasileiro, com trabalhos para a National Geographic, Greenpeace, The New York Times e outros, explorando temas entre pessoas, meio ambiente e ciência. Formado em jornalismo (UFJF) e mestre em cinema documental (Paris VIII), atua também como diretor, editor e compositor. Recentemente, foi diretor de fotografia em Planeta Terra III (BBC) e no filme Yanuni (2025), produzido por Leonardo DiCaprio e que ganhou como melhor longa-metragem (feature), durante o evento de gala do Jackson Wild Media Award, considerado o Oscar do cinema de natureza, em 2 de outubro.

Agatha Azevedo é jornalista e militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) (Foto: divulgação)

Na terça-feira, 4, às 10h30, o Painel “Vozes da Terra” reúne Elisabete Carmo (liderança Puri), Michelle Neves (MST) e Maria José Santana (liderança quilombola da comunidade do Paiol). À noite, às 18h30, o evento presta homenagem ao ativista e ex-aluno da UFJF Gabriel Pimenta, reconhecido por sua atuação nas lutas pela terra, com a presença dos professores Dr. Daniel Pimenta e Dra. Márcia Falabella. Em seguida, às 19h, será realizada a palestra “Luta pela terra e a comunicação do MST de Minas Gerais”, com a jornalista Agatha Azevedo (MST).

A quarta-feira, 5, será marcada por reflexões sobre o papel dos comunicadores na cobertura de tragédias ambientais, com a participação de Raul Mourão (Imagem Institucional/UFJF), Maria Otávia Rezende (fotógrafa) e o jornalista Marcos Pena (TV Integração). Às 13h30, o Planetário do Centro de Ciências da UFJF recebe a exibição do documentário Inconfidências, seguida de um debate com o diretor e professor Dr. Maurício Gino (UFMG).

Daniela Arbex recebeu recentemente o Prêmio Jabuti, pelo livro “Longe do Ninho” (Foto: divulgação)

No mesmo dia, às 16h, a jornalista Daniela Arbex participa do bate-papo sobre a sua obra “Arrastados” e sobre os desafios de escrever um livro-reportagem. Em seguida, às 18h, ocorre o painel “Reflexões: 10 anos de Mariana”, com Girley Batista Santana (Girley Krenak, comunidade indígena Krenak), o professor Dr. Eli Borges (FACOM/UFJF) e a professora Dra. Lara Linhalis (Jornalismo/UFOP). A atividade será transmitida em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Os eventos da tarde/ noite acontecem no Centro de Ciências da UFJF.

Na quinta-feira, 6, o foco será a sustentabilidade. Das 9h às 12h, o painel “ESG: Negócios de impacto, cenários e oportunidades para a comunicação” traz as jornalistas Mônica Ribeiro (Rede Comuá e A Casa Sul Global) e Carmem Calheiros (Fórum ESG Juiz de Fora/Colibri Comunicação & Sustentabilidade). À tarde, às 17h30, a mesa “Audiovisual e produção verde” discute práticas sustentáveis na produção de conteúdo, com o professor Dr. João Massarolo (PPGPCM/UFSCar) e o publicitário e produtor audiovisual Sérgio Lopes. O dia termina com o Forró Som da Mata (MST), na Faculdade de Comunicação.

Encerrando o evento, a sexta-feira, 7, será dedicada à visita ao Jardim Botânico da UFJF, das 9h às 17h40. As atividades são gratuitas, mas algumas exigem inscrição prévia por meio de formulário eletrônico.

Além das mesas e painéis, o Erecom 2025 conta com GTs, oficinas, minicursos e mostras de filmes, reunindo estudantes, pesquisadores, comunicadores e movimentos sociais em torno do tema central: a comunicação como ferramenta de transformação social e ambiental.

Acesse a programação completa.

Outras informações: E-mail: erecom.facomufjf@gmail.com

Instagram: @erecomfacomufjf