Pesquisadora Marisa Palácios é reconhecida nacionalmente por sua atuação nas áreas de bioética, ética aplicada e saúde coletiva(Foto: arquivo pessoal)

Reconhecida nacionalmente por sua atuação nas áreas de bioética, ética aplicada e saúde coletiva, a professora Marisa Palácios, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participa de dois eventos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nos dias 23 e 24 de outubro. Atual presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e docente do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (UFRJ), a pesquisadora é referência nos debates sobre humanização do cuidado e regulação ética em pesquisas científicas. 

Seminário sobre cuidado no fim da vida
Na quinta-feira, 23 de outubro, Marisa será uma das convidadas do seminário “A última aventura da liberdade: humanizando a morte por meio do cuidado”, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e pelo Núcleo de Assessoria, Tratamento e Estudos em Saúde (Nates). O encontro será realizado das 17h às 19h, no Anfiteatro da Faculdade de Enfermagem.

O evento propõe uma reflexão sobre o cuidado humanizado no final da vida, articulando dimensões éticas, espirituais e sociais do tema. Além da professora da UFRJ, o seminário contará com a presença do professor Faustino Teixeira, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião (PPCIR/UFJF).

As inscrições para o seminário já estão abertas e podem ser feitas através do formulário on-line. A iniciativa é gratuita e fornecerá certificado de participação aos inscritos. 

O seminário integra as atividades do projeto de pesquisa coordenado pela professora Maria Teresa Bustamante que investiga os padrões de cuidados de fim de vida em pacientes com câncer atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo busca compreender a adequação da assistência, os custos e as desigualdades na atenção oncológica terminal entre 2018 e 2023, além de analisar as decisões médicas no tratamento de pacientes em fase final da doença.

A pesquisa reúne docentes e pós-graduandos do PPGSC e do Nates/UFJF, além de pesquisadores do IMS/UERJ, INCA/MS, Instituto Oncológico/Hospital 9 de Julho e Hospital da Unimed de Juiz de Fora. O grupo também conta com a colaboração de especialistas internacionais da American Cancer Society e da Johns Hopkins University.

Segundo Maria Teresa Bustamante, o seminário pretende aprofundar o diálogo sobre a humanização da morte e estimular a troca de saberes sobre os cuidados de fim de vida. “Trata-se de um tema ainda pouco abordado, tanto na pesquisa quanto na prática clínica. Com este primeiro seminário, queremos criar um espaço de escuta e reflexão que valorize o cuidado, a dignidade e o sentido da vida até o seu final”, destaca a professora.

Conferência sobre regulação ética em pesquisa
Na sexta-feira, 24 de outubro, a professora retorna à instituição para ministrar a conferência “Regulação ética em pesquisa com seres humanos: impactos e desdobramentos das mudanças legais”. A atividade é promovida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) e pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos (CEP/UFJF).

O encontro ocorre das 9h às 10h30, no Anfiteatro das Pró-reitorias, no prédio da Reitoria, e terá apresentação da professora Letícia Gonçalves, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina e representante do CEP/UFJF. A conferência é aberta ao público e não requer inscrição prévia.

Durante a conferência, serão abordadas as recentes alterações na legislação ética brasileira, incluindo a Lei 14.874/2024, regulamentada por decreto em 7 de outubro de 2025. “Estamos vivenciando uma transição no modelo de regulação ética das pesquisas com seres humanos no país, com debates e divergências sobre os impactos dessas mudanças. A professora Marisa, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, tem atuado ativamente, junto ao Conselho Nacional de Saúde e à CONEP, nas discussões sobre essas alterações”, destaca Letícia.