
Estiveram presentes na cerimônia de posse a equipe da Progepe, da Apes, do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e do departamento de Física (Foto: Twin Alvarenga)
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deu posse, nesta quarta-feira, 15, à nova servidora Laiz Rodrigues Ventura, que passará a atuar como docente no departamento de Física, do Instituto de Ciências Exatas (ICE). A cerimônia ocorreu na Reitoria da Universidade.
A solenidade foi conduzida pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Isabela Veiga, que destacou a importância do acolhimento institucional e desejou sucesso à nova servidora em sua trajetória acadêmica dentro da Universidade. “Parabéns pela escolha de estar aqui e de atuar em prol do ensino público. Que você tenha uma carreira muito profícua e conte com o apoio da Progepe em todas as etapas. A UFJF é um espaço de todos nós, e esperamos que você possa usufruir plenamente dele, dentro e fora da sala de aula”, destaca.

A nova servidora assinou o termo de posse, sendo lotada no departamento de Física da UFJF (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)
Natural do Rio de Janeiro, Laiz é doutora em Física pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também concluiu o bacharelado em Física com ênfase em Física Computacional. A nova docente destacou a emoção de concretizar um sonho construído ao longo de sua formação. “Foi um grande sonho que eu consegui realizar, porque, assim que entrei na faculdade, esse sempre foi meu desejo: seguir a carreira acadêmica. Agora, com a posse, vejo esse sonho se concretizar”.
A professora também ressaltou a importância de incentivar as novas gerações, especialmente meninas, a seguirem a carreira científica. “Quando você se destina a ser professor, assume um compromisso muito grande, principalmente nas ciências. Muitas pessoas têm a ideia de que é algo difícil, mas meu intuito é mostrar que é possível e inspirar outras pessoas, principalmente meninas, a seguirem esse caminho”, afirma.
Estiveram presentes também o diretor do ICE, Eduardo Barrére, pelo subchefe do Departamento de Física, Wallon Nogueira, e pelo diretor da Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes) de Juiz de Fora, Augusto Cerqueira.
