A exposição de artes visuais “Zumbi, Liberdade Sempre!”, prevista para ocupar a Galeria Espaço Reitoria, no campus-sede da UFJF, em novembro, terá suas inscrições prorrogadas até o dia 15 de outubro no endereço https://forms.gle/cX3LrU4wPVUSTJEb8. A decisão da Pró-Reitoria de Cultura, com o apoio da Diretoria de Ações Afirmativas, atende ao apelo de artistas de Juiz de Fora, Governador Valadares e seus entornos, a fim de que possam finalizar as criações relativas ao líder da resistência quilombola em sua luta contra a escravidão.
A mostra comemorativa dos 370 anos de nascimento de Zumbi dos Palmares agora conta com um formulário simplificado, no qual basta apresentar a fotografia do trabalho realizado ou em desenvolvimento, a ficha técnica contendo título, técnica, ano, local de realização e dimensão da obra, e um breve memorial descritivo sobre a proposta. Cada participante pode concorrer com três obras, que podem ter um espaço máximo de 150 cm (na horizontal) por 200 cm (na vertical).
Aberta às diversas linguagens das artes visuais, a coletiva “Zumbi, Liberdade Sempre!” tem o propósito de exaltar um dos maiores símbolos da história afro-brasileira e da resistência coletiva do povo negro. Além disso, se propõe a destacar uma luta que permanece atual e necessária, valorizando a diversidade da produção artística nos campi da UFJF e em suas regiões, incentivando o diálogo sobre o legado histórico, político e cultural desse líder quilombola.
Com a ampliação do prazo de inscrições, a divulgação dos nomes dos artistas selecionados passa a ser publicizada no dia 22 de outubro no site oficial da Procult. A comissão organizadora informará aos artistas selecionados, por e-mail, os locais em que as obras deverão ser entregues, bem como horários e condições de entrega, entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro de 2025.
