O Programa de Educação Tutorial (PET) de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, no dia 10 de outubro, a primeira edição do Colóquio “Transtorno do Espectro Autista (TEA): interface teórico-prática em clínica, desenvolvimento e inclusão escolar”, no Anfiteatro 3 do Instituto de Ciências Humanas (ICH). 

A programação inicia às 8h30, com abertura conduzida pela professora Marisa Cosenza Rodrigues, tutora do PET-Psicologia. Às 9h, ocorre a mesa-redonda “TEA: desafios clínicos e educacionais”, com Martha Loures Choucair de Oliveira e Adriana Araújo Pereira Borges, sob mediação de Nara Liana Pereira Silva. Em seguida , às 11h, haverá o lançamento do livro “PEI – Plano Educacional Individualizado para alunos com deficiência”, de Adriana Borges. A partir das 14h, a professora Adriana ministra a oficina “Plano Educacional Individualizado (PEI): teoria e prática”. Veja detalhes da programação.

O TEA  é um transtorno do neurodesenvolvimento que se expressa precocemente, no início da vida, caracterizando-se por alguns déficits que tendem a persistir em diferentes contextos. “Historicamente, o diagnóstico do TEA vem sendo marcado, no campo da ciência psicológica, por inúmeras e sensíveis questões que perpassam, por exemplo, por diferentes linhas de trabalho com as pessoas portadoras do TEA”, explica a professora Marisa Cosenza Rodrigues. 

No campo educacional, otimizar a aprendizagem e promover a inclusão social seguem como desafios, especialmente diante do aumento expressivo dos diagnósticos de TEA. Diante desse cenário, segundo Cosenza, o colóquio propõe um espaço de diálogo para discutir avaliação, atendimento e acompanhamento clínico na área da Psicologia. 

Inscrições encerradas

Organizado pelo PET-Psicologia/UFJF, o colóquio conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. A proposta integra o planejamento do grupo para 2025, dando continuidade às ações de extensão sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contextos educacionais, desenvolvidas desde 2023 em escolas públicas de Juiz de Fora.

As inscrições já estão encerradas. Foram abertas cem vagas a estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia, membros do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), alunos do Curso de Especialização em Educação Especial, da pós-graduação da Faced-UFJF e para petianos egressos. 

Mais informações: 

@pet.psicologia 

https://www2.ufjf.br/petpsicologia/