O professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e pró-reitor de Gestão e Finanças, Elcemir Paço Cunha, lança na próxima terça-feira, 30, seu novo livro “Determinação Social e Pensamento Econômico na Unidade do Método Materialista”. O evento, aberto ao público, acontece no auditório da Faculdade de Serviço Social da UFJF, às 19h.
O lançamento contará com a participação do Grupo de Pesquisa em Marxologia, Filosofia e Estudos Confluentes, representado por Ester Vaisman, Vitor Bartoletti Sartori e Ronaldo Vielmi Fortes, além de uma roda de conversa para aprofundar o tema abordado na obra.
A obra aborda uma pesquisa sobre a determinação social do pensamento, especialmente em sua variante econômica. A obra guarda potencial de contribuir com estudos sobre os chamados “objetos ideológicos” e também para a pesquisa sobre outras formas de pensamento, como filosófico, político e administrativo. “Um propósito muito claro do livro é servir de material aos estudantes, especialmente aos de pós-graduação. Como os elementos da unidade do método materialista não estão, até aqui, plenamente à mostra na tradição marxista, muitos estudantes enfrentam dificuldades na condução de suas pesquisas sobre o pensamento econômicos e sobre outras formas de pensamento, como o filosófico, o político e o administrativo, para citar alguns”, comenta o autor.
Cunha, que desenvolve pesquisas sobre a orientação marxista entre economia política e pensamento administrativo, aprofundou este estudo em 2020, dedicando-se aos elementos do “método materialista” aplicados à compreensão dessas formas de pensamento.
“O livro tem precisamente a tarefa de sistematizar, sem desviar ao “metodologismo”, os elementos essenciais dessa unidade e demonstrá-la, visando dissolver as sobreposições complicadoras registradas na própria história do marxismo. Ao tornar a unidade do método clara, acessível e desimpedida, ele busca enfrentar também a confusão e os mal-entendidos prevalentes fora do marxismo, como as imputações de relativismo ou de determinismo mecânico. Assim, o trabalho procura reforçar a autenticidade de um materialismo consequente para o estudo do pensamento econômico.” completa.
A obra será lançado pela editora Verinotio, e as vendas estarão disponíveis on-line.


