A Comissão responsável pela elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, no dia 3 de outubro, uma oficina participativa referente à etapa de prognóstico do plano. O evento é aberto a docentes, técnicos-administrativos em educação (TAEs) e estudantes, com o objetivo de consolidar propostas e projeções para o gerenciamento sustentável de resíduos na instituição, em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A oficina será realizada na sala 5.217 da Faculdade de Engenharia da UFJF – Edifício Itamar Franco, das 13h30 às 17h. Durante a atividade, serão apresentados os resultados do diagnóstico já realizado, seguidos de discussões sobre estratégias que irão orientar a próxima fase do plano, em um processo que valoriza a construção coletiva.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, exclusivamente por meio de formulário on-line com login institucional da UFJF. As vagas são limitadas, a fim de garantir a representatividade de diferentes segmentos, unidades e setores, além de favorecer uma dinâmica participativa mais produtiva. A confirmação das inscrições será enviada em 1º de outubro, respeitando a ordem de inscrição e a distribuição equilibrada entre docentes, discentes e técnicos.

Samuel Castro é professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Para Samuel Castro, coordenador da comissão de elaboração do PGRS da UFJF, “a participação da comunidade acadêmica na construção do PGRS é fundamental para garantir a consistência técnica, a viabilidade e a legitimidade das ações propostas”. Ele explica ainda que a oficina transforma estudantes, professores e técnicos coautores do processo, ao fortalecer o sentimento de pertencimento e ampliar a consciência ambiental.

Rosana Colombara é diretora de Sustentaildiade da UFJF (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Já a diretora de sustentabilidade da UFJF, Rosana Colombara, comenta que os maiores desafios ainda estão na destinação correta dos resíduos orgânicos e de varrição. Para ela, cada avanço aproxima toda a comunidade da meta de reduzir ao mínimo o envio de materiais para aterros e alcançar um modelo sustentável e, assim, reforça a importância da oficina para o aprimoramento do PGRS. “Esse é o momento de avaliar o que já foi feito e ampliar as possibilidades, garantindo que a gestão de resíduos da universidade avance de forma cada vez mais efetiva e participativa”, concluiu.

Cronograma
13h30 às 13h45 – credenciamento
13h45 às 14h – abertura (Diretoria de Sustentabilidade)
14h às 14h30 – apresentação do diagnóstico e lançamento do prognóstico (Comissão PGRS/UFJF)
14h30 às 14h45 – apresentação da dinâmica de trabalho (Comissão PGRS/UFJF)
14h45 às 15h15 – coffee break
15h15 às 16h – oficina em grupos mediados
16h às 16h30 – apresentação dos grupos
16h30 às 17h – encerramento

Outras informações
(32) 2102-6377 / (32) 2102-6331
Diretoria de Sustentabilidade e Patrimônio