Toda a população pode participar, indicando quais dados são relevantes para transparência (Foto: Unsplash)

Atualizada da 14/10/2025 às 10h40

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia nesta segunda-feira, 22, consulta pública on-line sobre seu Plano de Dados Abertos 2025-2027. O formulário apresenta quatro grandes conjuntos de dados, os quais foram previamente indicados pelos setores administrativos da instituição como fundamentais para dar transparência à administração pública. 

Agora, é a vez da comunidade acadêmica e da população em geral opinarem sobre esses conjuntos de dados, atribuindo a eles importância e utilidade em uma escala de 1 a 5, sendo 5 uma relevância muito alta. Participe!

Os conjuntos de dados do formulário representam as seguintes áreas: Graduação; Pós-Graduação; Extensão e Dados Administrativos. As questões reúnem informações sobre alunos, professores, cursos, ações afirmativas, projetos de extensão, licitações, contratos, obras, entre outras. Além de atribuir a relevância, de 1 a 5, para os itens listados, o participante poderá deixar suas considerações ao final, em forma de texto.

Marcel de Toledo - pró-reitor de Sistemas e Dados

Marcel de Toledo, pró-reitor de Sistemas e Dados e Avaliação,  acredita que a consulta vai além da obrigação legal e pode contribuir para gestão (Foto: Carolina de Paula UFJF)

As questões apontadas na consulta pública como muito relevantes serão tratadas com prioridade pela UFJF no processo de abertura dos dados. O formulário leva cerca de 10 minutos para ser respondido e estará disponível até o dia 17 de outubro.

Segundo o pró-reitor de Sistemas de Dados e Avaliação, Marcel Vieira, o processo de construção do Plano de Dados Abertos acontece a cada dois anos e é uma exigência dos órgãos de controle do Governo Federal. Todas as instituições públicas devem enviar ao Tribunal de Contas da União (TCU) seus dados abertos para publicação. 

O primeiro passo para construção do plano, segundo Vieira, foi consultar os setores administrativos da UFJF para criar o formulário e depois apresentá-lo ao Comitê de Governança, Riscos e Controle (CGRC). Uma vez aprovado pelo CGRC, o formulário passa agora pela consulta pública e depois retorna com as contribuições dos participantes para validação pelo Comitê de Governança Digital (CGD). 

O pró-reitor espera que a comunidade se mobilize para participação, pois dar transparência às ações da UFJF é mais do que uma exigência legal, mas um compromisso com as demandas da sociedade e com a gestão do investimento público. 

A expectativa é de que o Plano de Dados Abertos esteja disponível para amplo acesso à população em 2026.

Consulta pública Plano de Dados Abertos 2025-2027

A edição 2022-2023 do Plano de Dados Abertos da UFJF pode ser consultada aqui

Outras informações: https://www2.ufjf.br/transparencia/