Professores da rede pública de ensino que desejam aprimorar sua formação já podem se inscrever no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O programa nacional é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), e oferece 14 vagas para ingresso em 2026 na UFJF. As aulas são semipresenciais, com foco na qualificação docente em Língua Portuguesa.

Podem participar do processo seletivo docentes com licenciatura em Letras, com habilitação em Português ou Licenciatura em Pedagogia que estejam lecionando Língua Portuguesa no Ensino Fundamental ou Médio em escolas da rede pública. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet até 15 de outubro, pelo site da Comperve. A taxa é de R$160,00, com possibilidade de solicitação de isenção até 1º de outubro. 

A seleção contará com prova objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório, aplicadas no dia 23 de novembro, às 14h, em todo o país. Para as vagas destinadas à UFJF, a aplicação será em Juiz de Fora, sendo o local da prova divulgado posteriormente.

Do total de vagas da UFJF, dez são destinadas à ampla concorrência, três a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e uma vaga a pessoa com deficiência.

De acordo com a coordenadora do curso na UFJF, professora Natália Sigiliano, a abertura do edital representa um marco importante. “Trata-se de um mestrado em serviço, o qual tem influenciado positivamente a prática docente e ajudado no desenvolvimento de competências de leitura e escrita dos alunos do ensino básico”, destaca.

O resultado final está previsto para ser divulgado em 18 de fevereiro de 2026, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2026. As aulas acontecem às quintas e sextas-feiras, no período da manhã e da tarde.  

Confira o edital completo.