Calouros animados para o início de uma nova jornada (Foto: Dionatam Fonseca)

A manhã desta terça-feira, 16 de setembro, foi de expectativa, alegria e integração para os calouros do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). O evento de acolhimento, realizado no auditório da Unidade Vila Bretas, marcou o início da jornada acadêmica dos novos estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Fisioterapia e Odontologia com apresentações institucionais e uma atividade cultural interativa.

A programação começou com música e uma dinâmica que uniu os recém-chegados antes das orientações práticas sobre a vida universitária. A atividade de boas-vindas, um “varal de poesias”, foi idealizada pela produtora cultural Lúcia Peixoto Gomides e deu o tom artístico do dia. Os calouros se conectaram através de canções que marcaram o momento em que souberam de sua aprovação.

Apresentação musical dos calouros (Foto: Dionatam Fonseca)

“Eles puderam buscar entre si uma canção que remetesse a um momento importante em suas vidas, que foi quando receberam a notícia de que iriam estudar na UFJF-GV”, explicou Lúcia. “Eles se mobilizaram no momento, junto com os demais colegas, para organizar toda essa dinâmica e fazer a apresentação musical que abriu o nosso evento”.

A parte seguinte do acolhimento focou em apresentações institucionais da reitoria e direções do campus. “A universidade é, para além de uma formação em um curso superior, um lugar de vivência rica. Que este seja um espaço onde vocês possam inventar, se reinventar e aproveitar o que a instituição pode, junto com vocês, contribuir para uma formação sólida e qualificada”, desejou a reitora Girlene Alves.

Os novos alunos também receberam orientações essenciais para o dia a dia e conheceram os setores que farão parte de sua rotina. João Paulo Cordeiro Lopes, administrador da UFJF-GV e gestor do contrato com o Restaurante Universitário (RU), detalhou os serviços. Ele enfatizou a “importância de solicitarem a carteirinha e de portarem o documento ao acessar o restaurante” e convidou todos a “usufruírem desse serviço”.

“São refeições equilibradas, com um cardápio variado, focado em uma alimentação saudável que atenda às necessidades nutricionais e que também ofereça um ambiente acolhedor”, completou.

Helena veio de Taubaté, no interior de SP, para cursar fisioterapia (Foto: Dionatam Fonseca)

Provenientes de diversas cidades, os novos alunos compartilharam seus sonhos. Helena de Oliveira, caloura de Fisioterapia que veio de Taubaté, no interior de São Paulo, disse: “Minha família é da área da saúde e sempre foi um sonho seguir este caminho. Estou nervosa, mas está tudo bem porque, apesar de vir de longe, terei apoio de alguns familiares aqui”.

A caloura de Direito Maria Clara Silva Maciel, de Ipatinga, contou sobre seu processo: “Foi um pouco difícil escolher o curso, mas agora estou convicta do que eu quero. Estou ansiosa, porém feliz e na expectativa de conhecer a graduação e fazer novos amigos”.

A valadarense Ana Júlia Santos de Moura, caloura de Odontologia, não escondeu a empolgação: “Estou muito animada para poder aprender muito, fazer novas amizades e viver intensamente essa nova experiência”.

Calouro de Direito, João Inácio Ferreira veio de Caratinga e expressou seu orgulho: “Me sinto honrado de entrar em uma instituição como a UFJF. É a melhor opção para o meu futuro”. Sobre a mudança, refletiu: “Já tive a experiência de morar sozinho, dá saudade, mas a recompensa é ver meus pais felizes e orgulhosos de mim”.

Clique aqui e confira as fotos do evento.