A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) registrou 46.006 inscrições no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2026 e no Vestibular de Música. Do total, 45.949 são para o Pism e 57 para o Vestibular de Música. Os dados são da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

No Pism, o Módulo I concentrou o maior número de candidatos, com 22.045 inscrições. Já o Módulo II recebeu 14.184 inscritos, e o Módulo III, 9.722. Além do número expressivo de inscritos, a Universidade também registrou 17.880 candidatos que conseguiram a isenção da taxa de inscrição. 

(Ilustração: UFJF)

A pró-reitora de Graduação, Katiuscia Antunes, destaca o número expressivo de inscritos no Programa e comenta que alcançar a marca de 46 mil inscrições mostra a grande procura pelo processo seletivo e pela Universidade. “É um dado muito significativo para a instituição, e nos alegra saber que quem opta pelo Pism é o estudante que deseja, de fato, ingressar na nossa instituição”, comenta.

pró-reitora de Graduação, Katiuscia Antunes, destaca a relevância do número expressivo de inscritos para a UFJF (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O processo seletivo oferece 2.256 vagas em 76 cursos de graduação: 1.856 destinadas ao campus de Juiz de Fora e 400 ao campus de Governador Valadares. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de dezembro em cinco cidades: Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, além de Petrópolis e Três Rios, no Rio de Janeiro.

O comprovante definitivo de inscrição poderá ser acessado e impresso a partir das 15h do dia 14 de outubro, na área do candidato, no site da Copese/Pism2026. O documento informa o local de prova e dados do candidato. A Universidade reforça que o documento não é enviado pelos Correios, nem entregue presencialmente. Por isso, a emissão deve ser feita exclusivamente on-line, pelos próprios candidatos.

(Ilustração: UFJF)

Vestibular de Música
O ingresso nos cursos de Música – nas modalidades Bacharelado e Licenciatura – pode ser feito por meio do Pism e/ou pelo Vestibular, que utiliza a nota do Enem 2025 para classificação. Ao todo, são oferecidas 70 vagas, sendo 35 via Pism (15 para o Bacharelado e 20 para a Licenciatura) e outras 35 pelo Vestibular/Enem, com a mesma distribuição. As vagas estão organizadas entre ampla concorrência e sistema de cotas.

Além da participação no Pism e/ou Enem, os candidatos devem realizar um Teste de Habilidades Específicas, composto por duas etapas de caráter eliminatório e classificatório, em formato híbrido. 

Na primeira fase, os candidatos devem enviar, entre 16 e 18 de setembro, um vídeo de performance no instrumento escolhido no momento da inscrição — Canto, Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino, Violoncelo ou Composição. O material deve ser publicado como link não listado no YouTube, a ser informado na Área do Candidato.

A segunda fase será presencial e consiste na prova de teoria e percepção musical, marcada para 28 de setembro, às 14h. O resultado da prova de habilidades será divulgado em 30 de setembro. Já a lista final de aprovados nos dois processos seletivos será publicada em 2 de março de 2026.

Confira o edital completo do Pism e do Vestibular de Música

Outras informações: (32) 2102-3738/ (32) 2102-3755 –  Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)