Em 2007, Delgado foi homenageado pela UFJF com a Medalha JK, maior honraria da Universidade (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lamenta, profundamente, o falecimento ocorrido nesta sexta-feira, 12, de Tarcísio Delgado, ex-prefeito de Juiz de Fora e egresso da Faculdade de Direito da Universidade.

Figura de destaque na vida política da cidade, Delgado exerceu a Prefeitura de Juiz de Fora em três mandatos – de 1983 a 1988, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Também atuou como vereador, deputado estadual e federal, este último em três mandatos, incluindo no período da promulgação da Constituição de 88.

Sua trajetória foi marcada pela dedicação à vida pública, compromisso com o desenvolvimento social e defesa inabalável da democracia brasileira. Enquanto aluno da UFJF, participou ativamente do movimento estudantil e, após formado, em 1964, advogou pelos presos políticos da ditadura civil-militar que se instalava no país.

Em 2007, Delgado foi homenageado pela UFJF com a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, maior honraria da Universidade. A medalha reconhece pessoas que contribuíram de forma significativa para a história da instituição e da cidade.

Neste momento de luto, a UFJF expressa sentimentos aos familiares e amigos.