Coleções e acervos serão discutidos no evento (Foto: Carolina de Paula / UFJF)

A Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (Procult/UFJF) realiza, nesta terça-feira, 16, Fórum sobre patrimônio cultural e política de acervos. O encontro propõe-se a ser um espaço de debate, reflexão e construção coletiva acerca da formulação de políticas de gestão para as coleções e museus universitários da instituição.

O evento também marca um passo fundamental no processo de construção da Política Cultural da UFJF, a ser implementada em 2026, incentivando o diálogo entre os representantes da comunidade acadêmica que atuam com arte e cultura, estimulando iniciativas inovadoras que fortaleçam os vínculos entre universidade, sociedade e patrimônio, a partir dos dados coletados no Mapeamento Cultural, realizado entre maio e junho deste ano.

A partir do papel estratégico desses núcleos universitários museológicos no âmbito acadêmico da UFJF, o 1º Fórum discutirá a relevância das coleções e museus universitários como centros de preservação, pesquisa, ensino, extensão e difusão cultural, em consonância com os princípios da Política Nacional de Museus (PNM), Lei do Estatuto dos Museus, Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) e demais documentos normativos do campo.

Como ponto de partida, a programação contará com a contribuição dos servidores e trabalhadores da Procult/UFJF – Raquel Barbosa (Mamm), Otávio Bittencourt e Franciane Lúcia (Forum da Cultura) – que participaram do 8º Fórum de Museus Universitários, realizado em Fortaleza (CE). O evento acontece das 9h às 12h no Mamm. Veja a programação:

 

9h-9h10 Boas-vindas
9h10-9h30 Abertura com o Prof. Dr. Marcus Medeiros – Pró-reitor de Cultura
9h30-9h55 “Acórdão 1.243/2019 – TCU Plenário: diretrizes e metas” – Aloisio Castro – Superintendente do MAMM
9h55-10h10 A Comissão Técnica, Permanente e Multidisciplinar do MEC: ações e estratégias” – Raquel Barbosa – Museóloga MAMM
10h10-10h40 Intervalo para café
10h40-11h05 “Plano Anual de Fiscalização 2025 (PAF 2025)  do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)” – Otávio Bittencourt – TAE Forum da Cultura
11h05-11h30 O Inventário Nacional de Bens Culturais Musealizados – (INBCM)” –Franciane Lúcia – Conservadora-Restauradora – Forum da Cultura”
11h30-12h Debate – Deliberações